Tens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TENS
Definida como estimulação elétrica transcutânea, é um recurso da eletroterapia utilizado pela fisioterapia para alívio da dor podendo ser utilizado em processos agudos ou crônicos. Deveser considerado o fato de que o Tens não age como antinflamatório, é apenas analgésico local, e deverá estar associado ao uso de outros recursos.
O aparelho é composto por uma fonte de voltagem,eletrodos e cabos interconectores. Possui uma corrente despolarizada. Os geradores da Tens recebem e modificam correntes alternadas para criação de sua energia primária e produção de formas típicas deondas da Tens.
Existem dois tipos de eletrodos no mercado:
1) Os siliconizado carbonado que tem uma duração média de seis meses e podem ser limpos com álcool a 70%;
2) E os descartáveis, que devemser utilizados e descartados, uma vez que não podem ser limpos.

Deve ser levado em consideração na hora do tratamento o tamanho do eletrodo que deverá ser compatível com a área a ser tratada.Assim, áreas maiores devem receber eletrodos maiores, áreas menores, eletrodos menores.
Para facilitar a passagem da Tens a área a ser tratada deve estar limpa (sem pêlos, e oleosidade). Os eletrodosdevem ser fixados de forma a ficarem bem aderidos a pele. Existem várias maneiras de se posicionar os eletrodos. O posicionamento é fundamental para o sucesso no tratamento. Dentre as maneiras maisutilizadas podemos citar:
1)- Unilateral: Consiste na colocação de um eletrodo em um dos lados de uma articulação.
2)- Bilateral: Consiste na colocação de dois eletrodos de um mesmo canal em umúnico lado das costa, do abdome, do braço, etc.
3)- Cruzada: Consiste na utilização de 2 canais, dispondo os eletrodos de modo cruzado, obtendo uma elevada densidade de corrente na região da dor.
4)-Proximal: Consiste na colocação dos eletrodos na parte superior da lesão. Esta forma de aplicação é bastante eficaz no tratamento de lesões medulares e nervos periféricos.
5)- Distal: Consiste na...
tracking img