Lucas pacioli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade da Região dos Lagos
Aluna: Carolina Dantas Guerra
Curso: Ciências Contábeis Período: 3°
TGC – Teoria Geral da Contabilidade

Luca Pacioli

Luca Pacioli nasceu em 1445, em umpequeno vilarejo chamado “Borgo di San Sepolcro”, hoje chamado apenas de “Sansepolcro”, vilarejo este que fica situado na cidade de Arezzo, na região central da Itália.
Sua familia era pobre e ofuturo de Pacioli parecia muito pouco prometedor. Paciolo foi educado em sua cidade natal por um emérito pintor e matemático, Piero della Francesca (também nascido em Borgo di San Sepolcro, onde até hojeexiste sua casa, defronte ao campanário de São Francisco), que lhe ensinou álgebra, matemática e a divina proporção platônica.
Aos 20 anos, Pacioli deixou sua vila de nascimento e foi paraVeneza, devido a falta de mercado de trabalho que existia onde vivia. Empregou-se então, na casa do próspero comerciante judeu Antonio Rompiasi, aos filhos do qual dedicaria uma obra. Não se sabe, aocerto, qual função Luca desenvolvia na casa comercial de Rompiasi, mas admiti-se, pelos seus considerados conhecimentos de aritmética, religião e arte que trazia de San Sepolcro, que fosse a função depedagogo dos filhos de Rompiasi.
Em 1475 tornou-se o primeiro professor de matemática da Universidade de Perugia.
No ano de 1494 foi publicado em Veneza sua famosa obra “Summa de Arithmetica,Geometria proportioni et propornaliti” (colecção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, proporção e proporcionalidade). Pacioli tornou-se famoso devido a um capítulo deste livro que tratava sobrecontabilidade : “Particulario de computies et Scripturis”. Nesta secção do livro Pacioli foi o primeiro a descrever a contabilidade de dupla entrada, conhecido como método Veneziano ("el modo deVinegia") ou ainda "método das partidas dobradas", por esse fato ele é considerado atualmente o Pai da Contabilidade Moderna.
Mesmo sendo considerado o pai da contabilidade, não foi Pacioli o inventor...
tracking img