Luca pacioli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUCA PACIOLI- UM MESTRE DO RENASCIMENTO
“ Luca Pacioli” – “Um mestre do Renascimento”, publicação que leva a assinatura do professor Antonio Lopes de Sá, com o objetivo de ampliar os conhecimentos daqueles que buscam aprender um pouco mais sobre a vida e a obra do mestre que ajudou a lançar os fundamentos das ciências contábeis, vigente até os dias de hoje. O autor faz ainda um resgate doambiente histórico em que se formou a era das partidas dobradas.
Capítulo I “O ambiente histórico da era das partidas dobradas”apresenta ao leitor o cenário do surgimento, do desenvolvimento e da consolidação das partidas dobradas na Itália, retratando o período em que viveu Luca Pacioli, descreve ainda as mudanças culturais, políticas, sociais e econômicas da época, oferecendo ao leitoruma noção ampla das ocorrências sobre o Renascimento, uma época culturalmente fecunda.
O capítulo evidencia a região da Toscana como berço da partida dobrada, entre os anos de 1250 e 1280, e relata a descrição e posterior afirmação dos procedimentos de registro contábil que viriam a oferecer as bases para as doutrinas contábeis.
O capítulo II (as origens das partidas dobradas), por sua vez,cuida do surgimento e da evolução do processo de registro por partidas dobradas( também denominado processo de registro de Veneza) na Itália. Sá destaca as dúvidas ainda existentes sobre a verdadeira origem deste processo de duplo registro e apresenta os elementos comprobatórios de seu surgimento disponíveis até o momento. Segundo o que é relatado no capítulo, Pacioli não foi o criador daspartidas dobradas, mas algúempossuidor do conhecimento prático sobre elas e que buscou descreve-las de forma didática e sistematizada.
A “literatura contábil das partidas dobradas”, que é o tema do capítulo III, traz a difusão do processo de registro contábil por partidas dobradas em período anterior à edição da Summa de Pacioli. Lá estão descritos o surgimento, o uso e a difusão de livros de origemoriental e manuais práticos de ensinos manuscritos.
No capítulo III, é mencionado o “Líber Abaci” ( obra que introduz o uso dos números arábicos na escrita, facilitando o registro e provavelmente contribuindo para o surgimento da partida dobrada), escrito por Leonardo Fibonaci (também chamado de “O Pisano), em 1202e a obra intitulada “ Risale-i Felekiye” produzida por Mazenderani em 1363.Comenta-se também sobre a possível existência de manuscritos usados para o ensino das partidas dobradas, os quais não teriam chegado aos dias atuais.
Neste capítulo, Sá apresenta o título completo da obra de Pacioli: Summa de Aritmética Geometria Proportione et proporcionalitá (Súmula de Aritmética, Geometria, proporções e proporcionalidade), na qual, na Distinctio IX( Distinção IX), se insere oTratado XI: Tractatus de Computis et Scripturis (Tratado de Contas e Escrituras ). A suma foi originalmente impressa em dois volumes: o primeiro com 448 páginas de textos mais 16 de introdução e o segundo, com 151 páginas de texto. No total, os dois volumes perfazem 615 páginas ( SANGSTER, 2007). Para Sá, a summa teria 616 páginas. Sangster (2007) relata publicação original do Tratado em 27 páginas.Sá (2003, 2004) e Sangster (2007) mencionam a publicação de duas edições da Summa pela casa Editorial Paganino dei Paganini de Veneza, em 1494 e 1523.
Sá lembra a publicação posterior do Tratado em outros países da Europa ao longo do século XV, o que de forma combinada com a impressão por tipos móveis, ajudou a difundir a prática contábil por partidas dobradas pela Europa. Sangster (2007) informaa tradução e a publicação do tratado nos ut imos 150 anos nos idiomas inglês, chinês theco, alemão, e vários outros.
No capítulo IV ( Luca Pacioli - gênio do Renascimento) Sá faz uma breve descrição da vida de Pacioli, informando uma existência movimentada, por conta de suas atividades, obras e da amizade com Leonardo da Vinci. Inicia informando seu nascimento na localidade de Borgo di...
tracking img