Luca pacioli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Luca Pacioli

Luca Pacioli é natural do vilarejo Borgo di San Sepolcro – atualmente chamado de Sansepolcro – que se localiza no centro da Itália. Nascidoem 1445, de uma família pobre, não demonstrava tanto talento quando jovem. Aos 20 anos deixou sua cidade natal e foi para Veneza, pois em Veneza ele poderiaachar um emprego mais facilmente. Arrumou um emprego na casa do comerciante judeu Antonio Rompiasi, estimasse que lá, Pacioli deu aulas, graças as suashabilidades em torno da aritmética, religião e artes.
Em 1475 tornou-se o primeiro professor de matemática da universidade de Perugia. No ano de 1494 foipublicado em Veneza sua famosa obra – que não se trata apenas de contabilidade - “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti” (“colecção deconhecimentos de Aritmética, Geometria, proporção e proporcionalidade”) onde o mesmo menciona a contabilidade no capítulo “Particulario de computies et scripturis”(“das contas e das escritas”) ele descreve o famoso – e usado até hoje – método das partidas dobradas, graças a isto, é considerado o pai da contabilidademoderna, pois foi o primeiro a descrever-la – também podendo se achar com o nome de Método Veneziano ("el modo de Vinegia") – mas não se engane, mesmo com otítulo de pai da contabilidade, não foi o nosso ilustríssimo Luca Pacioli que a inventou, ele apenas a divulgou.
O livro supracitado de Pacioli, o deixoumuito famoso, logo, foi convidado em 1497, para ensinar matemática na corte de Ludovico em Milão, onde conheceu seu aluno – e amigo – Leonardo da Vinci.
tracking img