Lucas pacioli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
m razão de ter produzido uma obra sobre temas matemáticos, na qual inseriu matéria contábil, Luca Pacioli celebrizou-se como um grande difusor dos critérios de escrituração mercantil.

Autor: Professor Lopes de Sá Site : www.lopesdesa.com.br
Luca Pacioli - ícone na história da contabilidade

Em razão de ter produzido uma obra sobre temas matemáticos, na qual inseriu matéria contábil, LucaPacioli celebrizou-se como um grande difusor dos critérios de escrituração mercantil.

Embora não seja ele o autor das partidas dobradas, nem um inovador de coisa alguma nos procedimentos destas e tão pouco o autor do primeiro livro de difusão contabilística, coube-lhe, todavia a primazia da primeira edição “impressa”, pois, várias outras obras, produzidas há milênios, eram todas manuscritas.A vida desse ilustre personagem merece análise, para melhor identificação da obra com um homem que inaugurou uma nova fase na literatura da Contabilidade, cujos efeitos jamais se interromperiam.

PALAVRAS CHAVES – Luca Pacioli – Partidas Dobras – História da Contabilidade

Luca Pacioli e Paciolo

A profusão de referências feitas sobre o livro que mais se difundiu sobre a escrituraçãocontábil por partidas dobradas, em razão de ter sido o primeiro a ser impresso pelo processo industrial de Gutemberg, teouxe, também, uma dúvida sobre o verdadeiro nome do autor.

PACIOLO ou PACIOLI, é a interrogação que se faz a respeito do sobrenome do escritor da obra que divulgou o processo das Partidas Dobradas (1494) e que rompeu uma inércia de quase três séculos em matéria de literaturacontábil.

Encontramos o uso dos dois sobrenomes, ora bem aplicados e outras erroneamente referidos.

Ambos, todavia, por uma fidelidade à origem, podem ser usados, mas, admito, para que sejam adequados no emprego, com a observância das particularidades relativas às raízes idiomáticas.

Isto porque, em verdade, o que aconteceu, no aparecimento das duas designações, foi uma peculiaridade no antigoidioma italiano, falado na época de Paciolo, na Toscana (terra do denominado pai da língua italiana, Dante Alighieri).

O sobrenome terminado com a letra “i”, quando junto ao nome, conservava tal letra; portanto, ao dizer nome e sobrenome juntos usava se falar, por exemplo: Michelangelo Buonarotti; logo, também se dizia : LUCA PACIOLI.

Quando, entretanto, se pronunciava só o sobrenome,transformava se o “i” em “o” e, então, dizia se IL BUONAROTTO, logo, também, IL PACIOLO.

Portanto, o correto era dizer se: LUCA PACIOLI, ou, então, IL PACIOLO.

Não são sobrenomes diferentes, mas a forma de dizer um mesmo sobrenome: se ``junto do nome” (com “i”), ou ``sozinho`` (com “o”).

Existem referências de que o nome completo do Frei seria: LUCA BARTOLOMEO PACIOLI, ao que se acrescentava DIBORGO DI SAN SEPOLCRO.

O nome Bartolomeo, todavia, era o do pai de Luca e nas obras maiores que o Frei editou não há referência, ao nome Bartolomeo.

Era também comum, por exemplo, dizer-se “Leonardo fi Bonacci”, ou Leonardo di Bonacci, o que entre nós equivaleria a:

“Pedro filho de João” (o mesmo costume se encontra em muitos outros países, quer da Europa, quer da Ásia; os árabes, porexemplo, usam, ainda, “Ibn” e que é a expressão “filho”, como os espanhóis o sufixo “ez” para expressar “filho de” como em “Rodriguez”, para significar “filho de Rodrigo”).

Local de nascimento e a época de Paciolo

Luca Pacioli nasceu em um vilarejo, em seu tempo denominado “Borgo di San Sepol¬cro”, hoje, apenas, “Sansepolcro”, província da cidade de Arezzo, na região da Toscana, na região centralda Itália, acredita se, por volta de 1445 (dúvidas, também, foram levantadas a respeito).

Teria, pois, 49 anos, quando se editou em Veneza a sua ``Summa de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade`` (na qual está inserido o Tratado de Computo e Escrituração, ensinando a partida dobrada).

Sansepolcro ergue se no alto de uma colina; ainda hoje conserva seus ares medievais, o...
tracking img