Figura de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Figura de linguagem

O Que é...
Figuras de linguagem (Brasil) ou figuras de estilo / figuras de Retórica (Portugal) são estratégias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeitodeterminado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação às funções da linguagem, que são características globais do texto. Podem relacionar-se com aspectossemânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. É muito usada no dia-a-dia das pessoas, nas canções e também é um recurso literário.
Figuras Exemplificar
 A vida é um palco iluminado.(metáfora)
 Já disse mais de um milhão de vezes! (hipérbole)
 As velas do Mucuripe / saíram para pescar. (sinédoque)
 O único sentido oculto das coisas é elas não terem sentido oculto nenhum. (paradoxo) Ouviram do Ipiranga as margens plácidas... (hipérbato)

Pré-Modernismo
O pré-modernismo (ou ainda estética impressionista) foi um período literário brasileiro, que marca a transição entre osimbolismo e modernismo e o movimento modernista seguinte. Em Portugal, o pré-modernismo configura o movimento denominado saudosismo .
O termo pré-modernismo parece haver sido criado por Tristão deAthayde, para designar os "escritores contemporâneos do neo-parnasianismo, entre 1910 e 1920", no dizer de Joaquim Francisco Coelho.
Contexto histórico
Para os autores, o momento histórico brasileirointerferiu na produção literária, marcando a transição dos valores éticos do século XIX para uma nova realidade que se desenhava, essencialmente pautado por uma série de conflitos como o fanatismoreligioso do Padre Cícero e de Antônio Conselheiro e o cangaço, no Nordeste, as revoltas da Vacina e da Chibata, no Rio de Janeiro, as greves operárias em São Paulo e a Guerra do Contestado (na fronteiraentre Paraná e Santa Catarina); além disso, a política seguia marcadamente dirigida pela oligarquia rural, o nascimento da burguesia urbana, a industrialização, segregação dos negros pós-abolição, o...
tracking img