Logistica - ecr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Drummond

Trabalho:

Efficient Consumer Response

Disciplina:

Logística

Prof. Fausto Barbosa junior

Colaboradores:
Elaine dos Santos RA 42401
Cledir Oliveira. RA 42725
Edvan dos Santos RA 37578
Rafael Leite RA 39994
Ricardo Cordeiro RA 37968

São Paulo 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
SURGIMENTO 03
OBJETVO 03

1. CONCEITO DE ECR04
1.1. CONFIGURAÇÃO DO ECR 05

2. ESTRATÉGIAS E DEFINIÇÕES DO ECR 07
2.1. ASPECTOS E BENEFICIOS DO ECR 08

3. GESTÃO DE DEMANDA 09
3.1. CADEIA DE ABASTECIMENTO 09

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
5. FONTE DE PESQUISAS 10

INTRODUÇÃO

A ECR Efficient Consumer Response, na tradução Resposta Eficiente ao Consumidor, é uma ferramenta de integração logística que utiliza atroca eletrônica de dados o EDI, buscando agregar valor ao consumidor, otimizando as variáveis de tempo, espaço e custo. A aplicação desta ferramenta em um Centro de Distribuição de uma rede de atacadistas, varejistas onde as responsabilidades são aplicadas de uma maneira integrada com auxílio de novas tecnologias, com objetivo principal de otimizar a cadeia de valor e abastecimento.

SURGIMENTONo final da década de 80 e início de 90, as organizações do canal de distribuição de produtos de mercearia básica começaram a sentir a perda de competitividade e eficiência, quando comparadas com outros canais, o resultado foi à queda nas suas vendas, e novos formatos de varejo tinham preços mais competitivos.

OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é fazer uma análise da implementação do ECR,com base em pesquisa realizada com indústrias, atacadistas e varejistas que compõem o canal de distribuição de produtos de mercearia básica. Buscou-se identificar nessa pesquisa que estratégias, processos e tecnologias do ECR. Estavam sendo realmente empregadas pelas empresas, os motivos que levaram essas organizações a implementá-las.

1. CONCEITO DO ECR

Efficient Consumer Response, emportuguês Resposta Eficiente ao Consumidor, esta é a tradução, mas são varias as definições para ECR. Na teoria estudada o ECR foi tratado por diferentes autores, como sendo uma inovação gerencial, a estratégia de gestão ou de negócio, processo, ferramenta, prática ou filosofia de gestão para satisfazer os consumidores.
Para outra definição podemos dizer gestão do canal de distribuição em que osfornecedores, atacadistas e varejistas trabalham de forma integrada para eliminar ineficiências e reduzir custos excessivos, com o objetivo de atender às necessidades e expectativas dos consumidores e maximizar a eficiência dos negócios para as partes envolvidas em uma negociação.
O ECR tem como objectivo estabelecer um fluxo consistente de informações e produtos que se incluem bidirecionalmentena cadeia logística de abastecimento, tendo em conta a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em estoque adequados.
É uma inovação gerencial no processo de distribuição de produtos, considerando a reposta rápida, “Quick Response” devido ao alto nível de confiança exigida pelos parceiros comerciais, para que esta estratégia tenha sucesso, a logística baseada no sistema naindústria supermercadista, que estimula os participantes de uma cadeia de suprimentos a estudar e a programar métodos que possibilitem o trabalho conjunto entre participantes com o intuito de atingir a missão planejada, para que a estratégia estabelecida tenha sucesso.
Para a adoção do ECR muitos acordos e negociações devem ser realizados, não só pelas áreas de logística de ambos os parceiros,mas também pelas áreas de informática, sistemas, comerciais e de compras.
Quick Response: Palavras em Ingles, quick rápido e reponse resposta.

1.1 CONFIGURAÇÃO DO ECR

O ECR engloba uma série de tecnologias, processos e métodos, e sua viabilidade é verificada por meio da aplicação de quatro importantes estratégias, que lhe dão sustentação:

. Reposição Eficiente de Produtos;
....
tracking img