Ecr - resposta eficiente ao consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECR – Resposta Eficiente ao Consumidor
2012
Liliane Rodrigues Andrade
TI Aplicada a Logística - Prof. Allan Técnico Logística / Módulo 2 Turma B
15/11/2012

ECR - Efficient Consumer Response – Resposta Eficiente ao Consumidor

Introdução

Nos últimos anos, clientes e fornecedores buscaram redesenhar seu fluxo de produtos, e consequentemente operações de produção e de distribuição,através de um maior compartilhamento de informações. Essas iniciativas são comumente chamadas de programas de resposta rápida (PRRs) na literatura. Os PRRs são, portanto, serviços logísticos alicerçados na cooperação e no compartilhamento das informações da demanda do cliente com seu fornecedor.Atualmente existem várias modalidades de PRRs, cada uma atendendo por siglas diferentes. A que será apresentada agora é ECR Efficient Consumer Response emportuguês Resposta Eficiente ao Consumidor que é uma filosofia que utiliza das PRRs.

O ECR foi desenvolvido nos Estados Unidos na década de 90 como estratégia para o mundo varejista. Globalizando indústria, comércio e demais integrantes da cadeia de Abastecimento, para trabalharem em conjunto na busca da padronização em processos eficientes que minimizem custos e otimizem os resultados em suasparcerias.

O ECR abrange uma série de tecnologias, métodos e processos e sua otimização é verificada por meio da aplicação de quatro importantes estratégias, que lhes dão sustentação: Reposição Eficiente de Produtos, Sortimento Eficiente de Produtos, Promoção Eficiente de Produtos e Introdução Eficiente de Produtos. Essas estratégias contam com o apoio de dois processos-chave: gerenciamento porcategorias e reposição contínua de produtos, assim como com o suporte de diversas tecnologias e métodos: códigos de barras/scanners, troca eletrônica de dados, pedido ordenado por computador, cross-docking, entrega direta em loja e custeio baseado em atividades.

Curiosidade e História do ECR
Embora o ECR seja considerado uma novidade na cadeia de abastecimento, este não é um conceito inovador,mas sim uma versão aperfeiçoada do Quick Response (QR), que por sua vez é uma versão alterada do tão conhecido Just in Time (JIT). Considerando os ideais e estratégias de negócio utilizados ao longo da história do retalho e da indústria, o ECR significa para a cadeia de abastecimento de produtos de mercearia básica no início do século XXI, o que a filosofia de produção Just in Time significou paratoda a industria automobilística japonesa na enorme crise petrolífera dos anos 70, e o Quick Response para a indústrias de vestuário e têxtil (Ghisi et al., 2001, p.5).
Informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Resposta_eficiente_ao_consumidor
ECR - Efficient Consumer Response
Relacionamento Cliente FornecedorECR - "Efficient Consumer Response", ou Resposta Eficiente ao Consumidor. Trata-se de uma filosofia que visualiza a cadeia de suprimentos como um fluxo integrado e único de todas as funções do negócio.
O ECR é uma troca de informações entre “parceiros” numa mesma linha de negócios com mesmo propósito servir bem ao consumidor comproduto certo na hora certa.

Os clientes ditam as regras escolhendo produtos e marcas de sua preferência. As empresas nesta nova perspectiva de mercado devem se adaptar as necessidades e confortos aos seus consumidores e clientes.

Com este intuito de servir melhor o consumidor, o ECR dispõe-se alterar o modelo tradicional e estimular o término das barreiras não produtivas.

Seu objetivo...
tracking img