Ecr - resposta eficiente ao consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECR

O sistema de Resposta ao Consumidor ( ECR Efficient Consumer Response) é uma variação do RR e do EDI, adotado por supermercados como uma estratégia de negócios onde distribuidores, fornecedores, e comerciantes trabalham próximos e em conjunto para levar os produtos aos clientes. A ECR é uma nova ferramenta que se desenvolveu e que questiona essa relação, passando de uma relação deconcorrência para uma de cooperação.
Esse modelo de cooperação na concorrência denominado ECR surgiu em 1992 como resultado do relatório da consultora Karl Salmon Associates, que foi contratada para esses efeitos por um grupo de empresas. O documento foi publicado durante a Conferencia do Food Marketing Institute de 1993.
Antes da ECR existiu outro modelo chamado Quick Response (QR), que se concentravaem encurtar o ciclo da cadeia de abastecimento. Naquela época, nos Estados Unidos, as mercadorias demoravam oito semanas ou mais entre o momento do pedido e da entrega.
A partir da implementação do QR foi possível encurtar esse prazo para uma media de uma semana. A vantagem obtida com a redução dos tempos baixou os níveis de estoque e significou uma notável melhoria no rendimento financeiro donegócio varejista. Essa redução foi possível pelo uso de tecnologia (input eletrônico de dados, EDI) e do UPC ( código de barras). A ECR foi constituída depois sobre as praticas do QR, mas com um enfoque mais amplo.
Eles podem utilizar um sistema de leitura de código de barras e EDI. É uma estratégia da indústria supermercadista na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto paraproporcionar maior valor ao consumidor. Através do foco na eficiência da cadeia de suprimento como um todo, ao invés da eficiência individual das partes, reduz-se os custos totais do sistema, dos estoques, e bens físicos ao mesmo tempo em que o consumidor tem a possibilidade de escolher produtos mais frescos e de maior qualidade.
Através de parcerias na cadeia de distribuição, o fabricante vendemais facilmente sua produção, adquire maior confiabilidade, torna-se mais competitivo e planeja precisamente sua produção; o varejista disponibiliza melhores serviços, aumenta o giro das mercadorias, agiliza reposições, reduz níveis dos estoques e diminui desperdícios; o consumidor final obtém produtos com melhor qualidade, maior prazo de validade e menores preços. Nesse processo é de fundamentalimportância que exista perfeita integração da cadeia de distribuição, pois o comprimento de compromissos é a mola mestra para o sucesso da ECR.

Requisitos para a implantação da ECR:

* Produtos com código de barras padrão EAN, para unificar os códigos dos participantes do sistema;
* EDI e a linguagem de negócios EANCOM, para agilizar as transações comerciais (pedidos);
* Acordosoperacionais entre as empresas – sem eles não haverá parcerias entre todos que compõem o sistema;
* Levantamento do custeio de atividades – procurar mensurar os custos e a eficiência de cada atividade, identificando aquelas que são agregadoras de custos, a fim de otimiza-las ou eliminá-las;
* Gerenciamento de categoria de produtos – fabricante, distribuidor e varejista gerenciam juntoscategorias de produtos, como unidades estratégicas de negócios;
* Eficiente distribuição física – pedir, faturar e transportar com eficiência e rapidez são fatores preponderantes para o sucesso do sistema;
* Reposição continua de produtos – com base na demanda real, produtos são entregues com maior frequência, no momento oportuno, reduzindo-se os níveis dos estoques;
* Livre trânsito deinformações – entre componentes da cadeia de distribuição;

Um dos maiores problemas que atrapalham a implementação do ECR não são as implementações técnicas ou financeiras, mais sim as organizacionais. É um pouco complicado mudar a mentalidade das pessoas, para direcionarem suas tarefas de um modo otimizado.
A estrutura organizacional vertical, de cima para baixo, na qual cada função é...
tracking img