Ecr - resposta eficiente ao consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(ECR- “ Efficient Consumer Response”)
Resposta Eficiente ao Consumidor

1. O que é “ECR”?

Para serem bem sucedidas nesse novo século, a indústria e o varejo precisam procurar conhecer o novo perfil de seus clientes, pois são eles que passarão a ditar as regras, escolhendo os produtos e marcas de sua preferência, em lojas que atendam suas necessidades momentâneas. Em vista dessa novaperspectiva do mercado, é necessário tornar a compra uma experiência agradável e prazerosa. Desse modo, as empresas optaram por adotar a filosofia da Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficent Consumer Response - ECR).
O “ECR” é um movimento global no qual empresas industriais e comerciais, ao lado dos demais integrantes da cadeia de abastecimento (operadores logísticos, bancos, fabricantes deequipamentos e veículos, empresas de informática etc.) trabalham em conjunto na busca de padrões de excelência capazes de minimizar os custos, otimizar a produtividade e, conseqüentemente, as margens de lucro, em suas relações.
De acordo com o site www.portaldelogistica.adm.br, o objetivo final do “ECR” é a criação de um sistema eficaz, direcionado ao consumidor, no qual distribuidores e fornecedorestrabalham juntos, como aliados comerciais, a fim de maximizar a satisfação do consumidor e minimizar custos. Informações precisas e produtos de qualidade fluem por meio de um sistema sem papéis entre a linha de produção e o check-out, com o mínimo de perda ou interrupção, tanto dentro como entre as partes que o compõem.

2. Princípios-Guia da Resposta Eficiente ao Consumidor

Cincoprincípios básicos guiam a estratégia do ECR no sentido de proverem um melhor valor ao consumidor. São eles:
• melhor produto;
• melhor qualidade;
• melhor sortimento;
• melhor serviço de suprimento;
• melhor conveniência com menos custo por meio da cadeia.

3. Como o ECR deve ser conduzido em uma organização

O ECR deve ser conduzido por comprometidos líderes de negócios, determinados aalcançar a decisão de lucrar por meio da substituição dos velhos paradigmas do “eu ganho, você perde” nas transações comerciais pelas alianças lucrativas do “eu ganho, você ganha”.
Informações precisas e no tempo certo devem ser utilizadas para dar apoio a decisões efetivas de marketing, produção e logística. As informações transitarão, externamente, entre os parceiros por meio do EDI e, internamente,influenciarão o mais produtivo e eficiente uso da informação em um sistema informatizado.
Os produtos devem fluir com a maximização dos processos de adição de valor, desde a produção/embalagem até a sacola do consumidor, bem como deve ser assegurado que o produto certo esteja disponível na hora certa.

4. Benefícios do ECR

O ECR gera uma economia substancial em toda a cadeia desuprimento. Essa economia é repassada ao consumidor, que se torna o beneficiário primário dessa filosofia.
A economia de custos alcançada pelo ECR resulta de dois fatores: redução de custos por meio de toda a cadeia e ganhos financeiros derivados do aumento da produtividade dos estoques e dos ativos fixos. Todos os parceiros envolvidos no processo ganham.
Utilizando o exemplo do setor supermercadista,além dos benefícios tangíveis, como sortimento eficiente na loja, reposição e promoção eficientes, existem importantes benefícios intangíveis para os consumidores, distribuidores e fornecedores. Esses benefícios são bastante subjetivos para poderem ser quantificados, mas terão significativo valor para os participantes do sistema, pois aguçarão as diferenças competitivas entre as lojas envolvidas.Comoexemplos de benefícios intangíveis, podem-se citar:

• Aumento das opções de produtos e conveniência, redução de itens em falta, produtos mais frescos.
• Aumento da lealdade do consumidor, melhor conhecimento do consumidor, melhora do relacionamento com o fornecedor.
• Redução de produtos em falta, aumento da integridade da marca, melhora do relacionamento com o distribuidor.

5....
tracking img