ECR – Resposta Eficiente ao Consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ECR – Resposta Eficiente ao Consumidor

O ECR engloba ações colaborativas entre o varejista, o atacadista, o distribuidor e o fabricante, com benefícios para todos. A idéia central é a de que a eficiência só é alcançada quando os custos globais são reduzidos. A meta é reduzir tempo de entrega e outros processos de gestão, através do uso de dados do ponto-de-venda e outras informações sobre ocomportamento do consumidor, que são transmitidas via computador para as indústrias que podem programar as quantidades produzidas baseando-se na demanda atual dos consumidores e, então, distribuir os produtos de maneira eficiente, produzindo resposta rápida e eficiente aos desejos dos consumidores.
O Comite ECR-Brasil define como:
“Um conjunto de estratégias de produção, comercialização edistribuição de produtos que, com a participação estreita de toda a cadeia de suprimentos, envolvendo, portanto, a indústria, o atacado e o varejo, objetiva racionalizar custos e processos, através de uma série de instrumentos técnicos, tendo como objetivo principal transferir valor ao consumidor final”.

Quatro Ferramentas do ECR:
EDI – troca de informação que visa diminuir os erros operacionais eos custos, agiliza a checagem de informações e a recepção das mercadorias e reduz as devoluções e os custos de transporte, melhora os níveis de serviço e diminui o ciclo de pedido.
Reposição Contínua – representa um seguimento de reposição de mercadorias automáticas, com base na informação de demanda real.
Gerenciamento de Categorias – gerar resultados comerciais melhorados, através daconcentração de esforços em entregar maior valor ao consumidor. Esta relacionado com Varejista / Fornecedor.
Custo Baseado na Atividade – avaliar o valor que cada atividade reuni para a performance do negócio ou departamento.



Objetivo do ECR

O ECR tem como objetivo, estabelecer um fluxo consistente de informações e produtos que se incluem bidirecionalmente na cadeia logística de abastecimento,tendo em conta a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em estoques adequados.
Embora o ECR seja considerado uma novidade na cadeia de abastecimento, este não é um conceito inovador, mas sim uma versão aperfeiçoada do Quick Response (QR), que por sua vez é uma versão alterada do tão conhecido Just in Time(JIT).
Com concorrência cada vez mais forte e a presença de umconsumidor cada vez mais exigente , com preços referenciais, que procura alternativas, valoriza o atendimento bem realizado e a prestação de um serviço com qualidade tornou-se explicitamente importante o desenvolvimento de uma estratégia que tivesse como objetivo a eficiência da cadeia como um todo.

Estratégias básicas

- Reposição eficiente de produtos: aperfeiçoar o tempo e o custo dosistema de reposição, baseando-se na demanda real dos consumidores, reduzindo o nível de estoque e os tempos de ciclo ao longo de toda a cadeia.
- Sortimento eficiente de produtos: Estabelecer um “mix” ideal de mercadorias que satisfaça as necessidades do conjunto de consumidores de determinada loja. Obtendo assim: aumento de venda e giro de estoque.
- Introdução eficiente de produto: Maximizar aeficiência do desenvolvimento e lançamento de novos produtos, através do trabalho conjunto entre fornecedores e varejistas, visando aperfeiçoar investimentos em pesquisa, desenvolvimento e lançamentos de produtos
- Promoção eficiente de produto: maximizar a eficiência de todo o sistema de promoção de venda ao varejo e ao consumidor final.



Aplicabilidade do ECR

O ECR abrange uma série detecnologias e processos, sendo que a otimização dos mesmos é verificada através da aplicação de quatro importantes estratégias, que lhes dá apoio :
Reposição contínua - em parceria entre membros do canal de distribuição que altera o tradicional processo de reposição de mercadorias de geração de pedidos elaborados pelo distribuidor, baseado em quantidades economicamente convenientes, para a...
tracking img