Tendencias em logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de pará de minas – fapam
curso de administração
disciplina: administração dE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
prof.: annévia Palhares

TENDÊNCIAS EM LOGÍSTICA

1. Bruno Basso
2. Deilon Cesar
3. Jucelino Almeida
4. Natalino Lopes
5 Vanessa Sousa.
6. Vânia Guimarães

Pará de Minas
2012

Bruno Basso
Deilon Cesar
Jucelino Almeida
Natalino Lopes
Vanessa Sousa
VâniaGuimarães

TENDÊNCIAS EM LOGÍSTICA

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Administração de Recursos Patrimoniais e Materiais, do curso de Administração da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM, como requisito avaliativo.

Prof.: Annévia Palhares

Pará de Minas
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04
2. VMI - Vendor Management Inventory 07
3. E-procurement, B2B e B2C 09
4.ECR - Efficient Consumer Respons 15
5. CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19




1. INTRODUÇÃO

O cenário atual da Logística, tanto no Brasil como no mundo, passa por grande proliferação de produtos, a maior parte globalizados, por reduções nos ciclos de vida, por maiores exigências de serviços (JIT, ECR, VMI) e por variada segmentação de clientes, canais e mercados.
Tudoisso cria uma grande complexidade operacional, que só pode ser contornada com a utilização dos avanços da tecnologia da informação, tendo como contrapartida maiores custos de operação e maiores investimentos. O paradoxo é que os produtos caminham cada vez mais para ter perfis de comodities com margens de lucros mínimas e os custos crescem. O resultado final é o aumento da importância estratégica dasatividades logísticas e de SCM.
Porém, mesmo reconhecendo o aumento nos custos que um programa de logística sofisticado pode gerar, não se pode negar suas grandes contribuições e, portanto, a evolução precisa continuar.
Em termos estruturais, a grande tendência é da volatilização de ativos causada pela desvinculação dos mesmos dos produtores e a separação das atividades que efetivamentegeram valor ao negócio e as acessórias, principalmente a Logística. Este fato vem levando a um aumento nas locações de infra-estrutura (terminais, armazéns, escritórios, e até parques fabris) junto com um significativo processo de terceirização no Brasil. Hoje, mais de 80% das empresas já não têm a atividade de transportes própria e mais de 40% das empresas já terceirizaram ou pretendem terceirizar aarmazenagem, estando as atividades de gestão de estoques e projetos seguindo o mesmo caminho. Esta é uma tendência que deverá continuar no curto prazo, mas que tem boas chances de se reverter, pelo menos parcialmente, no longo prazo em função do crescente número de insucessos relacionados, principalmente, a riscos estruturais e aumento não percebido de custos indiretos.
Em relação aos processos,a tendência é a continuidade e crescimento do uso intensivo da tecnologia da informação tanto para a gestão (ERP, WMS, TMS, LIS) quanto para a automação de armazéns (etiquetas eletrônicas, robotização), a eletrônica embarcada (roteirizadores) e a comunicação veículo via/base (GPRS) com sensíveis reduções de custos e ampliação do espectro de possibilidades de serviços. Esta tendência leva a sevislumbrar uma grande revolução no futuro pela criação de uma inteligência operacional com base na automação dos processos de tomada de decisão. Será possível, em breve, decidir-se automaticamente e de forma otimizada, sobre uma situação operacional instantânea existente, baseando-se nos cenários prováveis para as próximas horas de operação. Um exemplo do que vem acontecendo é a readequação dosroteiros de coleta e entrega dos veículos que estão circulando à medida que novos pedidos entram durante o dia, mas de forma otimizada e com baixo custo.
A terceira tendência a se destacar é relacionada à atuação dos diversos atores nas cadeias produtivas. Existe uma forte propensão para operações colaborativas e integradas, visando a ganhos por meio de economias de escala, escopo e densidade. O...
tracking img