A importancia das novas tecnologias na educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
VANÚBIA FERREIRA















A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO














MONTIVIDIU
2012
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
VANÚBIA FERREIRA












A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO





Artigo Científico Apresentado àFaculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Tecnologia na Educação.









MONTIVIDIU
2012
A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Vanúbia Ferreira[1]

RESUMO


A tendência educacional contemporânea tem se preocupado em afirmar a necessidade de levar o aluno a vivenciar conhecimentos aprendidos na aula de forma maisprática, para tanto há uma ênfase na recomendação de que o educador sempre procure utilizar de fatores lúdicos para romper com um modelo de aula tradicional. Para que ocorra esta iniciativa acreditamos que uma das ferramentas que pode auxiliar na aproximação dos conhecimentos escolares da realidade e do cotidiano dos alunos é a inserção de material tecnológico nas salas de aula. Diante dos estudosrealizados queremos constatar quais os benefícios que as novas tecnologias trouxeram para a Educação desenvolvida nos dias atuais, as novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e, especialmente, as novas relações entre professor e aluno. A globalização do conhecimento e a simultaneidade da informação são ganhos inestimáveis para a humanidade. O que se percebe, enfim, é que as novastecnologias trouxeram impactos sobre nosso dia-a-dia, exercendo importante papel nos desdobramentos dos serviços educacionais e proporcionando avanço para a democratização da Educação. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizados conceitos e ideias de vários autores, entre eles estão Paulo Freire, Vygotsky e Snyder.



Palavras-chave: Novas tecnologias. Educação. Serviços educacionais.Introdução




Nos primórdios dos tempos tínhamos a Pangéia, um único continente e todos os seres comunicavam-se diretamente Ao longo de milhões de anos, esse supercontinente dividiu-se em vários continentes isolados. Atualmente, na era da informação nos vemos em uma nova Pangéia, estamos interligados pelo mundo virtual, graças aos avanços tecnológicos relacionados àsdiferentes mídias de comunicação. Algumas dessas ferramentas oferecem uma grande fluxo de informações, um enorme poder lúdico, a facilidade para a maioria dos indivíduos de usufruí-la, e o poder de influenciar. Neste sentido, acreditamos que as ferramentas tecnológicas, como computadores e as mídias relacionadas a estes equipamentos, posam ser uma aliada com enorme potencial para auxiliar o processoeducacional.
O início do desenvolvimento dos computadores atuais se dá por volta de 1940 em plena Segunda Guerra Mundial. Elas seriam máquinas que decodificariam as informações dos inimigos (Museu dos Computadores, 2007). Nos dias atuais bem menores e muito mais potentes conseguimos transformar um objeto com um objetivo inicial para a guerra em uma ferramenta tão valiosa e poderosa em que aconstrução do conhecimento é mais lúdica.
Dessa forma, os computadores podem tornar a aprendizagem mais prazerosa e interessante tendo como consequência a construção do conhecimento mais significativa ao educando.
Entretanto, como em ambientes virtuais, as informações circundam de maneira livre e o acesso das pessoas é imediato, se torna necessário ao usuário, a obtenção de umaconsciência crítica e situada para avaliar a relevância e a credibilidade das informações disponibilizadas. Dessa forma, é essencial que o educando conte com um professor com um perfil diferenciado. Um educador que mostre as vias possíveis e confiáveis de acesso ao conhecimento, instigando a curiosidade do educando e sendo incentivador do crescimento próprio adquirido pelo educando. Neste presente...
tracking img