Just in time e kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ´´JUST IN TIME``
SISTEMA ´´KANBAN``

Jefferson Moreira Bonifácio

Professora Silvia

SÃO PAULO
2013

SISTEMA ´´JUST IN TIME``
Como surgiu?
O sistema Just in time denominado de JIT, foi desenvolvido no inicio da década de 50 na Toyota Motors Company no Japão, como um método para aumentar a produtividade, apesar dos recursos limitados (Moura e Benzato, 1994).
Em japonês, as palavraspara Just in time significam “no momento certo”, “oportuno”, uma melhor tradução para o inglês, significa ´´a tempo``, ou seja, ´´não exatamente no momento estabelecido, mas um pouco antes, com certa folga.
O sistema Just in time foi criado para que cada processo seja abastecido com os itens necessários, na qualidade necessária no momento necessário. Assim são evitados desperdícios, pois todas asatividades que consome recursos e não agrega valor ao produto e considerada um desperdício. Desta forma economiza-se transporte, retrabalhos e dinheiro. Se uma empresa estabelecer esse fluxo poderá chegar ao estoque zero, e isso do ponto de vista da produção é o ideal.
Esse processo hoje é uma filosofia gerencial que procura eliminar os desperdícios e também colocar o componente certo no lugar certoe na hora certa, esse conceito também se baseia na percepção de que se chegar tarde haverá o acumulo de material sem utilidade ocupando espaço desnecessário. As metas do sistema JIT são amplas e ambiciosas e não ao alcançadas da noite para o dia, mais em um movimento continuo de aperfeiçoamento. Que chama KAIZEN, que engloba os seguintes aspectos:
A. Zero efeitos;
B. Tempo zero dereparação;
C. Estoque zero;
D. Movimentação zero;
E. Quebra zero
F. Lead time zero
G. Lote unitário
O objetivo do sistema JIT é produzir em lotes leais de uma unidade, o tempo baixo para produzir resulta em menores estoques e ciclos mais rápidos, com menores lotes o colaborador multifuncional torna-se muito mais necessário, no sistema JIT os produtos são mantidos em recinto aberto poisfacilita o uso e não prejudica a qualidade, isso leva uma redução nos espaços necessários, a qualidade é absolutamente essencial pois os defeitos consistem em desperdício já que não ha estoque para cobrir erros .

SÃO PAULO
2013

O sistema JIT é projetado para expor erros e não cobrir com grandes volumes de estoque, o relacionamento com os fornecedores são totalmente alterado com o sistema JIT, já queos fornecedores terão que entregar os produtos em perfeita qualidade pois os produto não passam por nenhum tipo de inspeção de recebimento, o esse sistema JIT afeta todos os aspectos da operação de uma estrutura como: tamanho dos lotes , programação, qualidade, layout, fornecedores entre outros, neste caso os efeitos são de consequência profunda mais também são os benefícios potenciais como:giros de estoque mais rápidos, qualidade superior entre outros.
O sistema JIT segue 10 mandamentos os quais são:
1. Joguem fora velhos e ultrapassados métodos de produção;
2. Pense em formas de fazê-lo funcionar - não porque ele não ira funciona;
3. Trabalhe com as condições existentes - não procure desculpas;
4. Não espere a perfeição existente - 50% esta muito bom no começo;
5.Corrija imediatamente os erros;
6. Não gaste muito dinheiro em melhorias;
7. A sabedoria nasce das dificuldades;
8. Pergunte “por quê?" pelo menos cinco vezes ate encontrar verdadeira causa;
9. É melhor a sabedoria de dez pessoas do que o conhecimento de uma;
10. As melhoras são ilimitadas.
Conclusão
A conclusão de que os resultados de um sistema JIT bem sucedido consistem no crescenteenvolvimento dos colaboradores, num menos custo, num baixo uso de espaço na fabrica, e no crescimento na produtividade da forca de trabalho, e ainda podem-se citar como resultados o comprimento das metas de produção nos prazos para atender a demandas.

SÃO PAULO
2013

SISTEMA ´´KANBAN``
Características do sistema kanban
Kanban é um sistema de controle do fluxo de informações e produção em um...
tracking img