Just in time e kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Just in time(JIT), que significa no momento exato, é uma abordagem empresarial que diz não ao desperdício e ao trabalho, e sim para a qualidade perfeita e estoque zero, ou seja, produzir(bens e serviços) no exato momento em que são necessitados, evitando estoques parados ou clientes esperando; o que caracteriza um sistema puxado de produção.
Nascida no inicio dos anos1950, a filosofia JIT veio com o determinado de reerguer suas empresas das cinzas do pós-guerra. A pioneira no uso dessa nova ferramenta foi a Toyota Motor Company, e não por acaso, já que o Japão sendo um país superpovoado e com escassez de recursos, adquiriu por si só a cultura de pouco desperdício e alto valor agregado. Por isso, também podemos encontrar JIT como Sistema Toyota de Produção.Atualmente a filosofia do JIT permeia o cotidiano de muitas empresas, ocidentais e orientais, que buscam atravéz dela uma vantagem competitiva no mercado.
Para o alcance dos seus objetivos? Estoque zero, qualidade perfeita, sem desperdícios e retrabalho. O JIT conta com um leque de técnicas que controlam a produção de bens ou serviços. Uma dessas técnicas, que será abordada é o Kanban, palavrajaponesa que significa cartão, que consiste “na transferência de material de um estágio a outro da operação.

Just in Time e Kanban

É sabido que o novo ambiente de competitividade, ocasionado pela globalização da economia, impõe agora que as empresas tenham um compromisso ainda maior com o contínuo aperfeiçoamento de seus produtos, processos e eliminação dos desperdícios. As ineficiênciasnão podem mais ser repassadas ao cliente, pois este possui agora opção de oferta proporcionada pela queda das barreiras alfandegárias e pela conseqüente abertura de mercados. Nesta busca de redução dos desperdícios, o TQM (Total Quality Management) ou TQC (Total Quality Control) tornou-se bastante conhecido. Porém, quando se trata de eliminação de desperdícios, pode-se balançar mão de umafilosofia bastante específica para este caso, que é o JIT (Just In Time). Em sua obra Sistema Toyota de Produção, Taiichi Ohno (1997) explica: Just in time significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessárias e somente na quantidade necessária. Uma empresa que estabeleça este fluxo pode chegar ao estoque zero.para produzir usando o just in time de forma que cada processo receba o item exato necessário, quando ele for necessário, e na quantidade necessária, os métodos convencionais de gestão não funcionam bem.
Um conceito que precisa ficar claro é que o Just in Time não tem como causa o estoque zero, mas a eliminação dos desperdícios. A redução dos estoques ao nível “zero” é conseqüência dotratamento da eliminação dos desperdícios. Dentro desse contexto, qual o papel do Kanban?
Neste texto, abordam-se fundamentos dessa técnica, que há várias décadas vem sendo aplicado em empresas de todo o mundo. Também é demonstrado o relacionamento que o Kanban possui com outras formas de gestão e tecnologias de administração de empresas.
Hoje, as grandes empresas são pressionadas pelaurgência de aumentar a produtividade. Por essa razão, muitas delas resolveram adotar técnicas alternativas. O sistema just in time propõe alcançar uma melhor e maior produção. Ele é aplicado em empresas com produção em série (automóveis, autopeças, eletrodomésticos, etc.) visando a redução de custos e o aumento na flexibilidade da empresa para atender às variações no mercado.
A redução de custosocorre, dentre outras, da seguinte forma:
a) Redução do nível de estoque. Seja de produto em processo, de matérias-primas ou de produto final. Desta forma, a empresa precisa de menor capital de giro para dar andamento em suas atividades. Atualmente, a redução dos produtos em processo é a estratégia capitalista mais lucrativa. Algumas empresas que implantaram o sistema...
tracking img