just in time e kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
JUST IN TIME (JIT) / KANBAN


INTRODUÇÃO

O tema central deste trabalho será a realidade do pólo industrial de Manaus PIM. Também aborda a filosofia Just in time e o Sistema Kanban. Ao falarmos de Just in time surge de imediato à idéia de produção sem stocks, inventários ao nível de zero, produção “magra” e sistema de produção japonês. É que esta técnica, se assim a podemos chamar, é umadas características mais visíveis de muitas das empresas do pólo industrial de Manaus, cada vez mais disseminada pelo tecido empresarial mundial.
O presente trabalho tem como principal objetivo abordar de forma global o Just in time, e kanban estudar como a sua aplicação é possível no contexto produtivo das empresas do PIM. Trata-se, de fato, do desenvolvimento de um tema que se revela de grandeinteresse no âmbito de uma economia em desenvolvimento e em crescente concorrência no mundo empresarial. A concretização do Mercado Único e do Espaço Econômico Europeu veio dar um grande impulso ao poder produtivo/comercial da Europa face aos outros dois grandes espaços econômicos desenvolvidos: os Estados Unidos e o Japão. No seio de um ambiente competitivo de algo modo turbulento, as empresas maisdo que nunca precisam definir uma estratégia que especifique o tipo de vantagem competitiva que devem seguir no seu setor, e como a pretendem alcançar.
O sistema just-in-time foi um tema bastante abordado nos anos setenta/oitenta, altura em que todo o mundo se voltava com curiosidade para a forma produtiva das empresas japonesas. Atualmente é dada mais atenção não ao sistema em si, mas às suascondições de aplicabilidade e às suas reais vantagens/proveitos. Existem vários motivos que levam a que a aprendizagem e compreensão deste tema sejam de grande importância. Em japonês, as palavras para just in time significam “no momento certo”, “oportuno”. Uma melhor tradução para o inglês seria o just in time, ou seja, em tempo, exatamente no momento estabelecido. In time, em inglês, significa “atempo”, ou seja, “não exatamente no momento estabelecido, mas um pouco antes, com certa folga”.

1) O QUE É JUST IN TIME?

1.1) ENTENDA COMO O JUST IN TIME FUNCIONA.

O Just in time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posiçãocompetitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos. 
O "JIT" é as iniciais de Just in time/Total Quality Control, um método para gestão da produção. Como se pode perceber pela designação o controla da produção é feito enquanto o bem é produzido, e não no fim. Inclusivamente, o controlo é feito pelos próprios operários, comoveremos mais adiante. Como se sabe o Japão é pequeno, muito populado e pobre em recursos. É por isso que o princípio base do JIT é evitar enormes armazéns de stocks e de peças defeituosas, poupando espaço e, ao mesmo tempo, todo um conjunto de recursos que têm que ser disponibilizados para manter esses armazéns. 
No entanto, o termo, conforme Shingo (1996) sugere muito mais que se concentrar apenasno tempo de entrega, pois isso poderia estimular a superprodução antecipada e daí resultar em esperas desnecessárias. Cada processo deve ser abastecido com os itens necessários, na quantidade necessária, no momento necessário – just-on-time, ou seja, no tempo certo, sem geração de estoque. Toda atividade que consome recursos e não agrega valor ao produto é considerado um desperdício.
Dessaforma, estoques que custam dinheiro e ocupam espaço, transporte interno, paradas intermediárias, refugos e retrabalhos são formas de desperdício e conseqüentemente devem ser eliminadas ou reduzidas ao máximo. Just in Time significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessários e somente na quantidade necessária,...