Just in time e kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização de estoque
Ter a organização e o controle do estoque é muito importante para um melhor funcionamento da empresa. Com essa organização, não perdemos tempo na hora de procurar algo, tendo tudo no seu devido lugar, alem de ter um controle para saber o quanto é preciso produzir para suporta a demanda.
A organização e o controle do estoque possibilita que a produção trabalhe de formaadequada às necessidades do mesmo. Nunca acumulando desnecessariamente produtos no estoque.
Vantagens
* Ganho de tempo;
* Redução do estoque;
* Produzir somente o necessário;
* Diminuição de custos;
* Aumento de lucro;
* Maior organização.
Desvantagens
* Dificil adaptação da empresa;
* Dificil adaptação de funcionários;
* Mais eficiência dos funcionários nocontrole do estoque;

Just in time
Definição
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou Produção enxuta.Com este sistema, o produto oumatéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
Objetivo
O conceito de just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.Nas fábricas onde estáimplantado o just in time o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefíciosda política just in time. Esta redução, gera, porém, vulnerabilidade em eventuais problemas de fornecimento, já que fornecedores alternativos foram excluídos. A melhor maneira de prevenir esta situação é selecionar cuidadosamente os fornecedores e arranjar uma forma de proporcionar credibilidade dos mesmos de modo a assegurar a qualidade e confiabilidade do fornecimento. As modernas fábricas deautomóveis são construídas em condomínios industriais, onde os fornecedores just in time estão a poucos metros e fazem entregas de pequenos lotes na mesma frequência da produção da montadora, criando um fluxo contínuo.O sistema de produção adapta-se mais facilmente às montadoras de produtos onde a demanda de peças é relativamente previsível e constante, sem grandes oscilações.Uma das ferramentas quecontribui para um melhor funcionamento do sistema Just in Time é o Kanban.
Princípios de funcionamento
O JIT possui também algumas características de carácter social relacionadas com a valorização do fator humano. Os grandes responsáveis pelo êxito ou pelo fracasso da implementação de um sistema Just in Time são, em última análise, os responsáveis departamentais e setoriais. A eles cabe amissão de reduzir distâncias hierárquicas e criar um clima de participação efetiva de todos, assegurando o cumprimento dos objetivos em causa. Sem o interesse das pessoas, nenhum sistema, seja ele qual for, funciona.
Vantagens do Just in Time
As vantagens do sistema de gestão Just in Time podem ser mostradas através da análise da sua contribuição nos principais critérios competitivos:
* Custos –O JIT procura minimizar os custos dos equipamentos, materiais e mão-de-obra. As características do JIT, o planeamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pela melhoria do processo produtivo levam à minimização dos desperdícios. Existe também uma redução significativa dos tempos de preparação (setup), além da redução dos tempos de movimentação. No limite da aplicação do JIT os...
tracking img