Pesquisa - tcp/ip lan wan firewalls gateways backbone

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA
UNI SANT’ANNA



Tarcísio Veríssimo Payão
61293/13-9


-


José Martinho
Fundamentos de Negócios Virtuais






SÃO PAULO
2013




1. TCP/IP
2. LAN
3. WAN
4. FIREWALLS
5. GATEWAYS
6. BACKBONE


1. TCP/IP
De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet. TCP significa TransmissionControl Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet).
Para quem não sabe, protocolo é uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar. Por mais que duas máquinas estejam conectadas à mesma rede, se não “falarem” a mesma língua, não há como estabelecer uma comunicação. Então, o TCP/IP é uma espécie de idioma quepermite às aplicações conversarem entre si.
Fonte: http://www.tecmundo.com.br
Na verdade, o TCP/IP é um conjunto de protocolos. Aplicação, transporte, rede e interface. Sendo que cada uma executa uma tarefa. Essa divisão garante a integridade dos dados que trafegam pela rede. O que precisamos lembrar, é que o protocolo é utilizado para a transmissão destes dados pela rede. Além disso, é semprebom ter em mente que, como o TCP/IP, primeiro há o recebimento das informações pela camada Aplicação, depois elas são empacotadas para o formato de rede pelo Transporte. Por fim os dados são endereçados pela Camada de Rede e enviados via camada Interface.

2. LAN

As LAN’s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que nos conectam dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km.São muito utilizadas para a conexão de computadores pessoais e estações de trabalho, permitindo o compartilhamento de recursos e informações. Seu tamanho é restrito, o que permite o conhecimento do seu tempo de transmissão e a detecção de falhas com antecedência, permitindo assim um gerenciamento simplificado da rede.
Fonte: http://phpbrasil.com
LAN (Local Area Network) – Rede Local. É o nome quese dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado.

3. WAN
As redes geograficamente distribuídas são formadas por grandes áreas geográficas que abrangem países e continentes. São formadas por um conjunto de Hosts, conectados através deuma sub-rede. Esses Hosts são computadores pessoais e a sub-rede é formada por operadoras telefônicas e provedoras de internet.
Fonte: http://phpbrasil.com
WAN (Wide Area Network) – Rede Geograficamente Distribuída e como o próprio nome indica é uma rede que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se de uma LAN pelo seu porte e estrutura de comunicação. As WANs normalmentesão de carácter público, geridas por um operador especializado.

4. FIREWALL
Uma firewall (em português: Parede de fogo) é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP. Estedispositivo de segurança existe na forma de software e de hardware, a combinação de ambos normalmente é chamado de "appliance”. A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Firewall
Assim como a metáfora por trás donome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, firewall é o nome daquelas portas anti-chamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios. Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador,...
tracking img