Indisciplina na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDISCIPLINA NA SALA DE AULA

Aparecida Alves de Sousa Honorato [1]
Maria Cristina Almeida de Oliveira
Regiane Nomura Tavares
RESUMO

Reflexões sobre a indisciplina na sala de aula é um assunto constante entre os professores e gestores da educação. Neste trabalho, investigamos varias atitudes e comportamento dos professores que podem colaborar, para o aumento da indisciplina na sala deaula, tais como métodos de ensino inadequados, incapacidade disciplinar, despreparo pedagógico e metodológico. Percebemos igualmente que algumas atitudes e comportamentos nocivos de alguns professores atrapalham a disciplina na sala de aula, entre essas atitudes estão os de comportamento irônico, mesquinho, vaidoso, ingênuo, indeciso, entre outros.
Da mesma forma colaborando com a afirmação deNérici (1991), que algumas atitudes e comportamentos prejudiciais do professor atrapalham o andamento normal de uma aula, citamos Tiba (2008), “A indisciplina e o desinteresse pela disciplina são o resultado natural no aluno ignorado pelo professor.” Sendo a pesquisa de critério qualitativo, visto que se preocupou com o significado dos processos sociais, tendo como utilização metodológica aobservação na sala de aula, de uma escola municipal de 1º ao 5º ano e a análise de obras bibliográfica. O objetivo principal desse artigo é estimular a equipe de professores e gestores em geral, a refletir sobre a sua própria postura. Nesse estudo percebemos que o aluno chega a ter comportamento indisciplinado por conseqüência de um desamparo da família ou da própria escola. Finalmente, observamos que éessencial o professor ter métodos didáticos dentro da realidade de seus alunos e trabalhar com questões relacionadas à moral, ao convívio social e a ética como conhecimento necessário ao processo educacional.

Palavras-Chave: Indisciplina, aula, professor, disciplina, escola.

INTRODUÇÃO

A sociedade atual se vê confrontada com a indisciplina dos educandos, sendo um assunto constante entre osprofessores e gestores da educação.
O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a indisciplina na sala de aula. No século XXI, têm-se disponíveis vários trabalhos sobre esse tema, a fim de demonstrar seu aspecto crítico e desastroso para a área da educação. Esse artigo assume assim, saliência, a medida que se propõe a agregar a esse desafio de amenizar a indisciplina.
Ao sequestionar o porquê da indisciplina na sala de aula, o pesquisador verificou sobre como vêm se processando as pesquisas nessa área.
“O grande desafio para os professores é que as estratégias usadas atualmente por eles para lidar com a indisciplina, não tem contido êxito e estão opostas ao que os especialistas alegam ser o mais adequado.” Revista Nova Escola (2009, p. 83)
Sabemos que o tema écontroverso, mas acreditamos que seja de grande importância nos aspectos, pessoal, profissional e pedagógico. Dessa maneira houve na organização do TCC a preocupação de desafiar o futuro professor a refletir a sua pratica pedagógica, garantindo ao mesmo tempo um ambiente de cooperação, em que o valor humano marque as relações dentro e fora da sala de aula.
A natureza da pesquisa que se apresenta aseguir tem um caráter descritivo do estado atual da discussão e se propõe a levantar problemas a partir dessa análise.
Para a confecção desse trabalho, tivemos observações dentro da sala de aula, de uma escola municipal de 1º ao 5º ano primário e foram examinadas obras de pesquisa bibliográfica.
Esse artigo apresentará, na primeira seção, o problema da indisciplina na sala de aula. A seguir, asegunda seção descreve o motivo dos alunos serem indisciplinados. Na terceira seção, consisti na analise crítica de algumas atitudes do professor que causa a indisciplina. Na quarta seção, foram propostas algumas informações: como reduzir a indisciplina na sala de aula, em seguida, as conclusões.





1. O PROBLEMA DA INDISCIPLINA NA SALA DE AULA.

Definiremos primeiro o que vem a ser...
tracking img