Indisciplina na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1
A Indisciplina Na Sala de Aula.

O objetivo desse trabalho é mostrar que com o passar do tempo à indisciplina passou a tomar conta do ambiente escolar, as atitudes das crianças estão cada vez mais descontroladas. E nós, como professores, diante dessa situação, paramos para pensar as razões desse tipo de comportamento.
Tanto fatores familiares, como escolares, podem serresponsáveis por essa falta de disciplina. Em relação aos pais a falta de atenção, compreensão, limite, diálogo e responsabilidade influenciam para que a indisciplina se manifeste. E os professores, será que estão totalmente preparados para lidar com essa situação que a cada dia toma conta das escolas públicas e particulares?
A indisciplina também pode se manifestar através de agressãoverbal e física, falta de interesse no conteúdo aplicado, conversas paralelas etc. Diante desses fatos o professor e a escola estão preparados para lidar com essas situações? E os pais, o que fazem diante de tudo o que se passa ao seu redor?
Devemos analisar a fonte do problema, verificar se essas reações partem dos valores familiares ou escolares e como tem sido a relação entre pais e filhos,professores e alunos, entre o aluno e a escola. Será que os pais têm dado a atenção necessária que os filhos necessitam? Quando precisam conversar, mostrar as atividades que realizaram na escola? Quando precisam de carinho e até mesmo quando querem estar somente perto dos pais? Muitas vezes os pais chegam cansados do serviço e dizem não ter tempo para os seus filhos, pois estão cansados, o queacaba deixando as crianças revoltadas e com falta de carinho, em troca os pais oferecem presentes e alguns mimos para recompensar a atenção que não podem dar para seus filhos.
E os professores sabem compreender o que cada aluno esta passando? Ou está precisando em determinados momentos? Quando estão com dificuldades tanto escolares ou com problemas em casa? Tudo isso pode ser um grande motivo,para a indisciplina começar a agir no meio escolar.
Como lidar com essa situação, será que nas escolas os professores e o corpo docente tem o apoio necessário que se precisa para poder enfrentar essas dificuldades? Nas escolas é fundamental a presença de uma psicopedagoga ou uma psicóloga, que possa ajudar os educadores e os educandos a enfrentarem essa situação, trabalhando assim, em equipepara conseguir atingir um bom resultado e reverter essa situação que se encontra hoje nas escolas, já que a indisciplina pode ser prevenida e curada.
Várias possibilidades levam as crianças a agirem sem disciplina. A criança deve ter limites desde cedo, quando ainda são apenas bebês, pois é nessa fase que ela começa a se manifestar. É fundamental nesse momento os pais saberem impor limites e seremfirmes em suas decisões.
Será que a indisciplina vem se agravando nos tempos atuais? Ou antigamente ela já se fazia presente no ambiente escolar e familiar com essa mesma proporção? O que leva as crianças a terem essas atitudes? Os pais culpam a escola e a escola coloca a responsabilidade nos pais. Enfim, o que sabemos com clareza é que as crianças precisam urgentemente de limites.Pode-se facilmente cair no moralismo ingênuo e, sob a aparência de descrever o real, trata de normalizá-lo. Por exemplo, a indisciplina em sala seria decorrência da falta de valores de nosso tempo. Porém, falta de quais valores? (Taille 1.996, p.9)

Valores éticos e morais como educação, regras, limites e até mesmo compreensão da parte dos pais, um deve saber respeitar o outronas decisões que tomam principalmente na frente das crianças, não devendo um desrespeitar o outro nas suas atitudes, já que assim a criança saberá que quando um decidir alguma coisa o outro discordará.
Impor limites na faixa etária entre um e dois anos é fundamental, já que nessa idade as crianças têm compreensão das coisas, podendo distinguir o que é certo e errado, pois nesse momento a...
tracking img