Indisciplina em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)
POLO UNIVERSITÁRIO DE SANTANA DA BOA VISTA/RS
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TEMÁTICA – EDUCAÇÃO, CONFLITOS E CONTRADIÇÕES –
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA

“INDISCIPLINA NA SALA DE AULA”

NOME: MARLETE URRUTH DE OLIVEIRAESCOLA :E.E.E.M.PROFª GLADI MACHADO GARCIA
LOCALIDADE: MINAS DO CAMAQUÃ / CAÇAPAVA DO SUL / RS

INTRODUÇÃO

INDISCIPLINA NA SALA DE AULA

Atualmente é grande o desafio encontrado pelo educador em relação a indisciplina em sala de aula. Costuma-se compreender a indisciplina no meio educacional, como a manifestação de mau comportamento, bagunça, agitação, falta de respeito comcolegas e professores. Ela se manifesta nos corredores da escola, nos intervalos de aula, na sala de aula, nas visitas, nos eventos da escola, na entrada e na saída. O problema de indisciplina é tarefa de todos: sociedade, família, escola, professor e aluno.

Escolhi abordar este assunto, porque é realidade na minha escola, a qual trabalho há 15 anos como secretária. Vejo os casos deindisciplina, agressões na hora do recreio, alunos na sala da direção sendo trazidos pelos professores. Observo que ocorre um jogo de empurra-empurra, onde a escola (Direção), diz que disciplina e domínio são funções do professor e os professores dizem que a responsabilidade é dos pais que não dão limites aos filhos e estes cobram da escola a solução do problema. É preciso assumir a realidade,acreditar na possibilidade de uma mudança. Mudar o que precisa ser mudado, viabilizar a aprendizagem do respeito mútuo, do exercício de direitos e deveres e buscar de todas as formas a presença da família, que pode e deve contribuir na busca da disciplina na escola. "Ninguém disciplina ninguém, mas por outro lado ninguém se disciplina sozinho. Os homens se disciplinam em conjunto, intermediados pelarealidade do mundo".

INDISCIPLINA DA SALA DE AULA

DESENVOLVIMENTO

A indisciplina é um problema de grandes proporções em muitas escolas, prejudicando o andamento do ensino e aprendizagem. É preciso métodos que resolvam o quanto antes este problema. Baseado nisso, é imprescindível  o educador capacitado e apto a atuar em sala de aula. Resta apenas que os órgãos competentes façam cada qualsua parte.
A indisciplina e consequentemente a falta de aprendizagem pode estar relacionada com três elementos, que são importantes na efetivação da aprendizagem. Estes fatores influenciam de forma negativa (se forem mal estabelecidos) ou positiva (se forem bem trabalhados) no ensino e aprendizagem: os problemas familiares; os problemas da própria criança; os problemas relativos à escola.
ParaPires (1999), A família e a escola mudaram de modo significante nos últimos tempos. Para o autor, a família antes era cúmplice da escola, mas infelizmente hoje, tem depositado suas funções e delegado suas responsabilidades à ela, e assim mesmo tem a criticado, assim os alunos vêm a escola com menos limites trabalhados conquistados pela família.
Para Aquino (1996), é impossível negar a importânciae o impacto que a educação familiar tem sobre o indivíduo. No entanto seu poder não é absoluto e irrestrito. Neste sentido é preciso que a estrutura familiar adapte-se às circunstâncias novas e transforme determinadas normas, sem deixar de constituir um modelo de referencial.
“Acredita-se que a indisciplina em sala de aula tem como origem problemas familiares. Entre eles, a ausência dos pais naescola (seja para acompanhar o andamento dos filhos ou participar da reunião de pais e mestres); aulas sem criatividades; e ainda professores que lecionam sem motivação.

Torna-se preciso que algo seja feito, no intuito de encontrar meios que resolvam este problema “.
É necessário que os educadores revejam suas práticas de ensino, construindo dinâmicas, resgatando no aluno o interesse pelo...
tracking img