Indisciplina em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO DE ESTUDOS INTEGRADORES
PROJETO I
1 INFORMAÇÕES GERAIS
Curso: Programa Especial de Formação Pedagógica - Filosofia.
Disciplina: Didática Geral e Sociologia da Educação.
Professor Responsável:.
Título do Projeto: A indisciplina na sala de aula.
Início do Projeto: 25/05/2006
Término do Projeto:

2 PROJETO: A INDISCIPLINA NA SALA DE AULA
O projeto pretende verificar a situaçãoatual do ensino nas escolas públicas que têm, como um dos seus obstáculos centrais, a conduta desordenada dos alunos. A indisciplina seria, talvez, o maior inimigo do educador atual, uma vez que se trata de algo que ultrapassa o âmbito estritamente didático-pedagógico, imprevisto ou até insuspeito no ideário das diferentes teorias pedagógicas. Sabe-se, porém, que a temática disciplinar passou a seconfigurar como um problema interdisciplinar devendo ser tratado pelo maior número de áreas de educação possíveis.
Público-Alvo
Este projeto visa às pessoas interessadas numa educação de qualidade, à formação de educadores para um mundo melhor, a vários profissionais e especialistas das áreas da Educação, Sociologia da Educação, Pedagogia e Psicologia da Educação.
Objetivos
Trabalhar os aspectoscomportamentais e educacionais dos alunos de Ensino Fundamental e Médio, procurando uma prática docente mais produtiva no dia-a-dia escolar; divulgar os conceitos mais atuais e adequados de valores para uma escola nova levando em conta a diversidade como propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Equipe
3 Metodologia
A amostra deste projeto consta de seis escolas estaduais e municipaisdo município de Pirassununga.
Procedimento de Coleta de Dados:
Em primeiro lugar foi realizada uma observação não participante em seis escolas estaduais e municipais do município de Pirassununga, para detectar quais comportamentos são mais recorrentes dos discentes e dos docentes na sala de aula (durante as atividades cotidianas) com relação à episódios de indisciplina.
Foi estabelecido comoindisciplina quanto o aluno apresentava comportamentos incompatíveis com a tarefa proposta.
Num segundo momento, foi aplicado um questionário (ANEXO 1).

Procedimento para análise dos dados:

Os episódios de indisciplina foram anotados durante a observação e transcritos. Posteriormente, foi discutido quais episódios seriam utilizados para a análise da indisciplina. Cinco episódios foramselecionados de cada escola, num total de trinta episódios.
Episódios selecionados:
N0. Data Descrição de comportamentos
1 10/05 Aluno C levanta-se e corre em direção à porta. Professor solicita que ele volte, mas ele finge não ouvir e permanece olhando para fora e gritando com algum colega no pátio.
2 10/05 Aluno C bate no aluno D; ambos saem correndo. Professora pede para que parem, gritando.Eles continuam correndo e se batendo. Ela para diante deles e eles voltam para seus devidos lugares dando risada.
3 10/05 Professora solicita que digam quais comportamentos um bom aluno deve apresentar. Um aluno responde: “_ Fumar um, professora” (se referindo à fumar maconha). Todos os alunos dão risada e a professora solicita que esse aluno se retire da sala de aula e faz uma ocorrência.
411/05 Professora solicitou que o aluno entrasse na sala de aula. Ele se recusou e saiu correndo.
5 11/05 Aluno fechou a porta da sala para que outros colegas não entrassem. Professora teve que ir até a porta e pedir que os alunos se sentassem para conseguir iniciar a aula.
6 11/05 Aluno trancou a professora e os alunos dentro da sala de aula. Ela solicitou que ele abrisse e ele saiu correndo.Voltando somente minutos depois. A turma toda entrou em pânico presa na sala de aula.
7 12/05 Professora entregou material para que os alunos começassem a fazer um desenho sobre profissões. Alguns alunos amassaram a folha e quebraram seus lápis.
8 12/05 Aluno D passou cola na cadeira e esperou seu colega sentar. Professora solicitou que ele saísse e registrou uma ocorrência.
9 12/05 Aluno F...
tracking img