Indicadores de desempenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa mostrar como os indicadores são importantes para entender e ajudar uma organização permitindo parâmetros e critérios comparativos de desempenho.
Com o fim de coletar e consolidar os dados dos Indicadores de Gestão de Pessoas.

2. PORQUE ESTUDAR OS INDICADORES?
O principal motivo para o estudo do tema dos indicadores na gestão de pessoas é o fato de se saberque, não há como os profissionais de recursos humanos sobreviverem sem parâmetros mínimos de avaliação de seu próprio trabalho. Indicadores contribuem no processo de comunicação entre gestores e todo o staff.
Rugenia Pomi et alii (2002), todos nós defendemos idéias, princípios, crenças, valores e posicionamentos. Para isso, investimos tempo, energia, conhecimento e nos aplicamos na construção dasorganizações, da sociedade e da vida.
Dentro do mundo dos negócios, vemos que executivos de linha e de staff têm buscado incessantemente o valor agregado por suas contribuições e por suas produções. Isto também é uma realidade para a gestão de recursos humanos, em quaisquer empresas, com segmentos de negócios, e com fins lucrativos ou não.
Por este motivo, é que hoje em dia tornou-se essencial acompreensão do real valor das contribuições humanas. É cada vez mais natural a consciência de que são as pessoas que constroem e sustentam as organizações. Contudo, pode-se observar que existe uma conexão entre qualidade de pessoas, qualidade de lideranças e qualidade dos resultados financeiros e sociais das empresas.
Buscam também conhecer as melhores práticas do mercado local, regional einternacional, não só do segmento de seu negócio, mas principalmente do mercado em geral, além da busca por referências confiáveis para suportar decisões estratégicas, para se ter disponível um painel de informações inteligentes na gestão de valores, a partir de interpretações simultâneas e sincronizadas, pois isto é, sem dúvida, extremamente vital para a sobrevivência, manutenção, crescimento e melhorianas organizações.
Num mundo economicamente globalizado, altamente competitivo, rápido e digital, repleto de intensas transformações, de pressões por redução dos custos, e por melhoria na qualidade dos bens e serviços produzidos, as empresas necessitam de um profundo conhecimento de suas forças e fraquezas, assim como das de seus concorrentes.

3. INDICADORES DE DESEMPENHO
Quando se fala emindicadores de desempenho, é importante ressaltar que um indicador isolado não possui um valor real, entretanto, quando vários indicadores são analisados, podem dar direções claras para a melhoria de desempenho e valor agregado. Porém, existem relações dinâmicas e virtualmente ilimitadas entre os indicadores empresariais.
Mensurar dados quantitativos e qualitativos no campo de gestão de pessoas temdeixado de ser um mito. A maior efetivação dentro desta área encontra fundamentação nas ciências humanas, e também essencialmente uma sustentação nas ciências exatas.
Este indicador permite que a área de recursos humanos possa ampliar sua comunicação e credibilidade dentro das empresas e, principalmente, seu impacto nos resultados organizacionais.
A área de recursos humanos, assim como todas asáreas de um organismo empresarial, precisa compreender e buscar o atendimento, a antecipação e a superação das necessidades de seus clientes internos, trabalhando para isso alinhada às estratégias dos negócios da corporação.
Sendo assim, o departamento de recursos humanos como centro de resultados, deve procurar atuar no alinhamento com os gestores de negócios, compartilhando poder, fundamentado naética e na geração de resultados financeiros e sociais, tendo como princípios norteadores de gestão:
* A construção de empresas saudáveis
* A geração de oportunidades de trabalho
* A criação de espaços para a criatividade dos funcionários
* A valorização da aprendizagem e do desenvolvimento técnico e humano.
* A efetiva contribuição social

4. INDICADORES NA ESTRUTURA DE RH...
tracking img