Gerenciamento de ti itil e cobit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
faculdades integradas rio branco

CURSO: SISTEMA DE INFORMAÇÃO

SAMUEL ELIAS DA SILVEIRA

Técnicas Itil implantadas em empresas de engenharia civil

São Paulo, 19 de Abril de 2010

samuel elias da silveira

TÉCNICAS ITIL IMPLANTADA EM EMPRESAS DE ENGENHARIA CIVIL

Trabalho de Curso submetido às Faculdades Integradas Rio Branco, como parte dosrequisitos necessários para a obtenção do Grau de Bacharel em Sistema de Informação. Sob a orientação do Professor Aristides Novelli Filho

REsuMO

Este artigo tem como base iniciar um trabalho de levantamento de processos,adequação e redesenho dos mesmos, em empresas de engenharia civil, baseados em técnicas ITIL.

O ITIL hoje é referência em todo mundo por sua metodologia voltadaà área de TI, onde práticas bem distintas e próprias vem atingindo e sendo introduzida cada vez mais nas empresas. A Tecnisa hoje possui 1500 estações de trabalho em escritório administrativo, stands e obras, em 5 estados nacionais.

Tecnologia da Informação da Tecnisa está dividida em cinco níveis, sendo eles:

Service-Desk, Suporte in loco, Infra-Estrutura e Sistemas.Com a estrutura que a empresa possui, e o crescimento da empresa o setor de Tecnologia da Informação necessita integrar seus processos as novas metodologias.

Contudo, o trabalho vai tratar de mapear os processos existentes, fazer o redesenho e aplicar a metodologia ITIL dentro de um planejamento estratégico e mudança de cultura de seus usuários. O ideal é o Departamento de Tecnologia deinformação mudar sua idéia dentro da empresa e não ser apenas algum departamento de manutenção de problemas e sim de solução e implantação de melhores práticas e desenvolvimento de TI.

Abstract

Versão em língua estrangeira do resumo. Obrigatório, pela ABNT. O título é ABSTRACT, em inglês, RESUMEN, em espanhol, e RÉSUMÉ, em francês. Deverá acompanhar uma declaração de profissional habilitado,que tenha efetuado a revisão.

Sumário

1. Introdução 6

1.1 A importância da ITIL 7

1.1.1 Possíveis resultados com a adoção da ITIL 7

1.2 Problema 8

1.3 Objetivo 8

1.3.1 Objetivos específicos 8

1.4 Método 9

1.5 Justificativa 9

2. Introdução ao cenário 10

2.1 Perdas de Indisponibilidade não planejada 11

2.2 Problemas na implantação 11

2.3 Cenário Atual 13Introdução

O ITIL(Information Technology Infrastructure Libary) é um modelo conhecido mundialmente e referencial para gerenciamento em processos de TI.

Esta metodologia foi criada pelo governo Britânico com o objetivo de melhorar e otimizar os processos nos departamentos públicos, a partir de pesquisas realizadas por Consultores, Especialistas e Doutores. Desde seusurgimento as empresas e entidades do governo perceberam que as praticas poderiam ser aplicadas em seus processos também. Nos ano noventa a biblioteca ITIL acabou se tornando um padrão em todo o mundo, onde a partir dela surgiram várias adaptações de outras empresas.

Milhares de empresas já adotaram as melhores práticas, comprovando a aceitação do mercado. O Brasil e EUA estão em faseinicial adquirindo estas práticas, muitas empresas brasileiras adotaram e servem como cases de sucesso, pois pode se dizer que não é um prática a ser implementadas mas um metodologia a ser adotada e seguida.

A ITIL proporciona um framework a todos as atividades de TI como parte dos serviços de infra-estrutura de TI. Estas atividades são divididas em frameworks eficazes para um Gerenciamentode Serviços de TI aprimorados. Cada um dos processos tem o objetivo de cobrir as tarefas do departamento de TI, como, desenvolvimento de software e ou sistemas, gerenciamento de infra-estrutura, fornecimento de serviços e suporte a eles.

O foco da metodologia ITIL é descrever os processos necessários para gerenciar a infra-estrutura de TI, de modo a garantir os níveis de serviço...
tracking img