Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CLIMA ÉTICO ORGANIZACIONAL




ÍNDICE:

1 – Introdução
2 – Clima Organizacional
3 – Problema
4 – Adotando modelo de Clima Organizacional
5 – Conclusão


1 - INTRODUÇÃO:

Como em toda empresa que busca melhorar a qualidade dos seus serviços prestados para os seus clientes, e visandomelhorar também o trabalho para os colaboradores, nós iremos mostrar o processo de clima organizacional adotado na empresa JB Serviços, Cadastro e Cobrança Ltda- Me.
A organização, tem tido um ótimo resultado em sua produção e qualidade de trabalho, depois que fez umas mudanças organizacionais.



2 - Clima Organizacional
Clima organizacional é a qualidade do ambiente psicológico de umaorganização, em decorrência do estado motivacional das pessoas. Esse clima pode ser positivo e favorável quando é receptivo e agradável, ou negativo e desfavorável, quando é frio e desagradável.
O clima organizacional é o fator resultante da interação dos elementos da cultura. A excessiva importância dada à tecnologia leva a um clima organizacional desumano e as pressões excessivas de autoridadesnormativas da organização criam tensões desagradáveis. O ideal é um clima ético organizacional que leva a um clima de tranqüilidade, motivação e confiança.
Alguns fatores mexem com o clima como: condições econômicas da organização, estilo de liderança, política e valores existentes, características das pessoas, ramo de atividade de uma organização e situação atual da organização, influenciamdiretamente no clima organizacional que depende muito desses fatores para definição de ambiente.

Algumas Definições
Frederick Glen: O clima organizacional constitui o meio interno ou atmosfera psicológica característica de cada organização. O clima está ligado à moral e a satisfação das necessidades dos participantes e pode ser saudável ou doentio, pode ser quente ou frio, negativo ou positivo,satisfatório ou insatisfatório, dependendo de como os participantes se sentem em relação à organização.
Gilmes: O clima organizacional envolve fatores estruturais, como o tipo de organização, tecnologias utilizadas, política da companhia, metas operacionais regulamentos internos, além de atitudes e comportamentos sociais que são encorajados ou sancionados através de fatores sociais.
FritzRoethlisberg: O moral é o conceito abstrato, intangível, porém perfeitamente perceptível. O moral é uma decorrência do estado motivacional provocado pela satisfação ou não satisfação das necessidades individuais das pessoas. Na medida em que as necessidades das pessoas são satisfeitas pela organização ocorre elevação moral. Na medida em que as necessidades das pessoas são frustradas pela organização,ocorre o abaixamento do moral.
O moral é responsável pelas atitudes das pessoas. O moral é elevado é acompanhado de uma atitude de interesse, identificação, aceitação, entusiasmo, e impulso positivo em relação ao trabalho, além da diminuição de problemas de supervisão e disciplina.
O moral baixo é acompanhado por atitudes de desinteresse, negação, rejeição, pessimismo e apatia em relação ao trabalho,além de problemas de supervisão e disciplina. Assim, o moral é uma conseqüência do grau de satisfação das necessidades individuais das pessoas.

3 – Problemas de clima organizacional
Os principais inimigos de um clima organizacional otimizado para a produtividade são os problemas de relacionamento entre colegas, gestores e subordinados, a falta de uma comunicação eficiente, as atitudesnegativistas e a instabilidade emocional. Vamos ver alguns sinais que fizeram com que a JB, Serviços, Cadastro e Cobrança Ltda Me, tomasse uma atitude de mudança em sua forma de trabalho, para obter um clima organizacional mais adequado.
Quando os gestores perceberam que estavam perdendo os seus talentos para outras empresas, e as reclamações trabalhistas foram aumentando, o retrabalho sendo...
tracking img