Psicologia do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DO IDOSO

Todos sabemos que a velhice é um período normal e inevitável da vida. É a fase onde a pessoa tem uma quantidade enorme de experiência acumulada, e nem sempre todas sãoboas ou positivas. Nesta fase o indivíduo passa por mudanças familiares, sociais, físicas e psicológicas. No decorrer dessas mudanças podem surgir diversos conflitos principalmente internos, como a nãoaceitação desta condição de idoso, por exemplo.
Segundo Ana Paula Martins de Campos, há registros de Freud em 1905, falando sobre a impossibilidade de tratar pessoas com mais de 50 anos deidade. Ele dizia que faltava elasticidade nos processos mentais, de forma que considerava-os incapazes de aprender, afirmando que isso tornaria o tratamento mais longo. Porém, por volta de 1937, Freudencontrou estes mesmos indícios de falta de elasticidade, rigidez – entre outros – em jovens, o que mostrou que estas características estavam ligadas ao quadro clínico e não a faixa etária.
Ascolocações de Freud influenciaram alguns psicoterapeutas posteriores, que considerando a posição freudiana de 1905, não fizeram pesquisas nem buscaram aperfeiçoamento, deixando esta área muito importantede lado.
O interesse da psicologia sobre a velhice e relativamente recente. Por que a vida adulta e a velhice só começaram a ser estudadas sistematicamente no final dos anos 50.
Osidosos nessa fase de suas vidas, é como se retornassem à infância, é preciso ter muito carinho e compreensão das pessoas próximas.
O idoso podem ser eufóricos ou ativos, deprimidos, assustados ouaté mesmo indiferentes.
Os eufóricos e ativos são aqueles que aproveitam mais a vida, depois de tantas coisas vividas, essa é a hora de aproveitar, de curtir a vida.
Deprimidos, sãoaqueles que não aceitam muito bem essa mudança, ficam ociosos, e acham que suas vidas não tem mais sentido algum.
Assustados, quando eles não sabem como reagir as mudanças, e se tornam preocupados...
tracking img