Itil x cobit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ITIL x COBIT:
Governança de TI estratégia importante para as organizações

Belo Horizonte
2011

Sumário

INTRODUÇÃO 3
1 ITIL - Information Technology Infrastructure Library 4
2 COBIT - Control Objectives for Information and related Technology 6
3 ITIL X COBIT 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

O autor apresenta no capítulo 1 a introdução ao estudocomparativo destacando a importância e necessidade dos modelos de governança de TI para as organizações corporativas. A motivação apresentada logo em seguida justifica a escolha dos dois modelos pela grande aceitabilidade deles na gestão de TI, fazendo um estudo comparativo entre as soluções que mais se destacam, há um esclarecimento das diferenças entre eles e instrui os profissionais ou organizaçõesenvolvidas no assunto de maneira a deixá-los aptos a decidir qual modelo utilizar, de acordo com a sua necessidade, além de ser benéfico para a formação de um profissional na área.

Os objetivos apresentam o estudo como um comparativo entre os modelos ITIL e COBIT, além de apresentar as características principais de cada um. A metodologia utilizada pelo autor apresenta uma estrutura que facilitao entendimento na comparação entre os dois métodos, o autor ainda se preocupou em expor brevemente cada capítulo do estudo, deixando o leitor bem informado e situado.

1 ITIL - Information Technology Infrastructure Library

O ITIL tem modelo de referência na gestão de processos em TI e a sua composição de sete livros que dá ênfase ao significado de ITIL, que traduzido do inglês significaBiblioteca de Infra-estrutura da Tecnologia da Informação. Neste capítulo o autor explica porque o ITIL não é somente uma metodologia ou um conjunto de regras para boas práticas em TI, mas sim uma junção de modelo e tecnologia que faz do ITIL algo adaptável às necessidades de uma corporação.

O histórico do ITIL explica sua origem devido a uma demanda do Governo Britânico para a Agência Central deComputação e Telecomunicações apara garantir o máximo de eficiência nas organizações com o menor custo possível. Esta demanda caracteriza o ITIL como uma estrutura independente de fabricante e sem orientação de uma ferramenta específica para sua utilização. Atualmente o ITIL possui três organizações que regulam as práticas do ITIL: OGC, ITSMF, EXIN e ISEB.

Nos objetivos o autor não deixa claroque o ITIL é voltado para Serviços, pois esta característica não é um objetivo do ITIL, mas sim uma conclusão feita durante todo o estudo.

O Framework do ITIL apresenta-se em cinco disciplinas principais: suporte a serviços, entrega de serviços, perspectiva do negócio, gerenciamento de aplicações e gerenciamento de infra-estrutura. O ITIL precisa ser caracterizado como um modelo genérico demelhores práticas, devendo ser adaptado aos objetivos e necessidades reais da empresa que adota este modelo, o ITIL visa agregar valores reais ao negócio, assegurando que os recursos de TI estejam alinhados com os objetivos da organização. Os processos do ITIL são muitos detalhistas e por isso são armazenados em cinco livros atualmente (ITIL V3), o estudo apresenta o ITIL armazenado em sete livros pelofato do ter sido feito em 2008, durante este ano o ITIL V2 era utilizado e ele era composto por sete livros.

A avaliação da maturidade de uso do ITIL em um negócio é feita através do modelo PMF (Process Maturity Framework). Ela é essencial pois abstrai a maturidade das organizações a respeito aos sistemas de informação e define objetivos ou metas para uma implementação dos processos ousoluções do ITIL. Um destaque que o autor informou no estudo é que o modelo PMF é bastante flexível e basicamente apoiado em serviços por ter em cada componente do ITIL uma classificação dentro dos níveis de maturidade. Um alerta quanto ao PMF é que as organizações precisam melhorar um nível por vez, o que passar disto dá uma grande margem para falhas e a maior maturidade não indica sucesso para todas...
tracking img