Fundamentos do comportamento em grupos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPOS

Os grupos podem ser formados de duas formas: formais que são aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho queestabelecem tarefas e informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização.
Fazendo um comparativo dos estágios de desenvolvimento do grupo, pode-se notar que tem omodelo de cinco estágios que são respectivamente: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção. Existe também outro modelo chamado de alternativo para grupos temporários com prazosdefinidos, essas pesquisas mostram que aqueles que possuem uma seqüência de ações própria: o primeiro encontro serve para determinar a direção do grupo, a primeira fase do grupo é a inércia; uma transiçãoacontece no final desta fase, exatamente quando o grupo já gastou mais da metade do tempo alocado para seu funcionamento; uma transição inicia mudanças importantes; uma segunda fase de inérciasegue-se a transição; e o ultimo encontro do grupo é caracterizado por atividades marcadamente acelerada. Esse padrão é chamado de modelo de equilíbrio pontuado.
Os grupos de trabalho não são multidõesdesorganizadas, eles possuem uma estruturas que modela o comportamento de seus membros e definem os papeis - que todas as pessoas têm um papel a desempenhar dentro da organização e qualquer pessoa podemudar o seu papel e ele depende de cada pessoa, varia conforme o comportamento desta, as normas - todo os grupos estabelecem normas, ou seja, um padrão de comportamento aceitável que são compartilhadospor todos os membro do grupo e são essas normas que definem o que cada um deve fazer em determinadas situações e são diferentes para cada grupo comunidade ou sociedade, mas todos as têm.
Existemtambém algumas classes de normas como: normas de desempenho, normas de aparência, normas de organização social e normas de alocação de recursos. Cada uma dessas tem sua importância dentro do grupo...
tracking img