A indisciplina na escola: um desafio para a gestão educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INDISCIPLINA NA ESCOLA: UM DESAFIO PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

VALMIR MAURÍCIO DIAS

RESUMO

Este trabalho propõe uma reflexão acerca da indisciplina na escola. O tema é estruturado em torno de alguns objetivos, tais como: identificar como se manifesta a indisciplina dos alunos na escola; analisar os reflexos da indisciplina na educação; discutir o que é necessário para enfrentar esseproblema; refletir sobre a responsabilidade da escola e da família na educação dos alunos. O aumento do índice de violência nas escolas no dia-a-dia tem chamado a atenção tanto das autoridades públicas quanto da sociedade civil. Esse quadro tem se tornado preocupante e cria a necessidade de seu estudo a fim de que possa despertar o interesse para a busca de soluções. Há diversos fatores a que se podeatribuir a dificuldade da erradicação da violência urbana, entre eles desestruturação e a corrupção policial, o desemprego, a pobreza, a má distribuição de renda, o aumento do narcotráfico, o descrédito da justiça e a consequente sensação de impunidade, a valorização dos grupos criminosos, a banalização de comportamentos violentos veiculados pela mídia. Dessa forma, a violência presente nocotidiano das escolas afeta profundamente alunos, professores e funcionários e tem gerado uma inquietação por parte dos especialistas na área de educação. Os atos de violência compreendem agressões verbais, brigas, roubos, furtos, indisciplina, incivilidades, violência moral, física, contra o patrimônio público, discriminação, humilhação, desrespeito, entre outros. Para termos uma noção da dimensão doproblema basta assistir aos telejornais, que exibem diariamente cenas de violência praticadas envolvendo alunos, professores, e outros externos à escola. Para fundamentar este estudo, partir-se-á dos pressupostos teóricos de autores diversos, destacando alguns como ABRAMOVAY E RUA (2002), FALEIROS e FALEIROS (2007), TIGRE (2002). E por fim objetivamos mostrar alguns conceitos, que poderão auxiliaros educadores a dar os tratamentos diferenciados pertinentes a cada caso, e também apresentar algumas sugestões de medidas para prevenir e reduzir os efeitos da violência e da indisciplina no ambiente escolar.


Palavras-chave: violência, indisciplina, escola, alunos

INTRODUÇÃO

Atualmente o sistema de ensino, tanto particular como público enfrenta o grande desafio de lidar no dia-a-diacom a problemática da indisciplina no ambiente escolar.
Tanto os educadores quanto os alunos sofrem as consequências geradas pela indisciplina, que se tornou um obstáculo ao aproveitamento escolar e tem desafiado os especialistas em busca de soluções. É em virtude desse quadro que surgiu o interesse em abordar o tema indisciplina, inclusive por ser uma situação do cotidiano da maioria das escolasdo país.
A questão da indisciplina está relacionada a uma série de conflitos negativos que ocorrem no âmbito escolar. Entre esses conflitos podemos citar desde os desrespeitos ao professor e aos colegas, com importunações que prejudicam o andamento das aulas até atos de violência com maior potencial ofensivo, como brigas, lesões corporais, ameaças, até mesmo mortes.
Dessa forma, toda acomunidade escolar vive uma situação angustiante e na maioria das vezes não sabem onde recorrer para encontrar alguma solução. Muitos educadores atribuem o atual ambiente de indisciplina a fatores como a perda da autoridade do professor, deficiências do sistema de ensino, a forma com que os jovens são educados hoje em dia por suas famílias, com um excesso de liberdade por parte dos filhos, a perda devalores antes considerados importantes para a formação de qualquer pessoa, a influência da mídia, a falta de noções de bem e mal, entre outros.
Nesse sentido, o que se sabe é que não há fórmulas para se resolver essas questões de indisciplina bem como quaisquer outras formas de violência que afetam o ambiente escolar.
Nesse trabalho não há pretensão de esgotar o tema, que é muito amplo, o que...
tracking img