Fundamentos do comportamento de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONCEITO DE GRUPO
 Grupo é um conjunto de dois ou mais funcionários que interagem entre si, de tal maneira que o comportamento e desempenho de cada um é influenciado pelo comportamento e desempenho do outro.
2. DIFERENÇAS ENTRE GRUPO FORMAL E INFORMAL
 Grupo Formal: é aqueles definido pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nele, o comportamentode seus membros é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais, e podem ser:
• Grupos funcionais: são as equipes de departamentos estáveis e que, por sua vez, se subdividem em grupos menores. Podem operar como sistemas hierárquicos (chefias) ou ser auto-geridos;
• Grupos de administração: são formados por pessoas com cargos de chefia;
• Grupos temporários: são formados paracumprir tarefas específicas (projetos) e se extinguem depois disso;
• Comissões e comitês: são grupos permanentes, porém de constituição “móvel”; o grupo permanece, os membros mudam.
 Exemplo de grupos formal: O coordenador do curso de administração e seus 15 professores.
 Grupo Informal: Grupo que não é nem estruturado formalmente nem determinado pela organização; surge em resposta à necessidadede contato social. São formados espontaneamente pela vontade dos seus membros. Geralmente, os grupos informais surgem “dentro” dos grupos formais e têm influência importante sobre o seu funcionamento. Os grupos informais podem ser de interesse ou de amizade; com frequência, ambos os elementos estão presentes. Por vezes, um grupo informal “se formaliza”, como por exemplo, na formação de umaassociação de funcionários, grêmio, etc.
 Exemplo de grupo informal: trabalhadores que se juntam para tentar mudar a escala de férias.
3. POR QUE AS PESSOAS SE REUNEM EM GRUPOS?
Não existe uma única razão para as pessoas se unirem em grupos. Vejamos abaixo as principais razões pelas quais as pessoas se reúnem em grupos:
 Status: a inclusão em um grupo considerado importante pelos outros proporcionareconhecimento e status para seus membros.
 Segurança: quando se agrupam, as pessoas podem diminuir a insegurança decorrente da sensação de que estão sozinhas. Elas se sentem mais fortes, têm menos dúvidas e se tornam mais resistentes às ameaças.
 Poder: aquilo que não pode ser obtido individualmente quase sempre se torna possível por meio da ação grupal. Existe poder no agrupamento.
Realizaçãode metas; há tarefas que demandam mais de uma pessoa; elas requerem a combinação de diferentes talentos, conhecimentos ou poderes para a realização de uma meta. Nessas circunstâncias, os administradores dependem da utilização de um grupo formal.
 Associação: os grupos podem satisfazer necessidades sociais. As pessoas apreciam a interação constante pelo fato de pertencerem a um grupo. Para muito,essas interações no trabalho são a principal fonte de atendimento das necessidades de associação.
 Autoestima: os grupos podem conferir a sensação de valor próprio, ou seja, além de demonstrar status para as pessoas que não pertencem ao grupo, a filiação faz com seus membros se valorizem perante os demais.
4. ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DE GRUPO
 Formação: incerteza quanto aos propósitos,estrutura e liderança.
 Tormenta: resistência aos limites impostos à individualidade, brigas por controle.
 Normalização: coesão, identidade grupal, camaradagem.
 Desempenho: esforço voltado para a realização da tarefa e alcance dos objetivos.
 Interrupção: o grupo temporário se prepara para a sua dissolução.
5. ESTRUTURA DO GRUPO
 Papéis: a cada cargo/status corresponde a um “papel”, ouseja, um conjunto de comportamentos inerente ao cargo. O papel esperado é o conjunto de comportamentos que o grupo espera do ocupante do cargo. O papel percebido é o conjunto de comportamentos que o ocupante do cargo acredita dever realizar. O papel realizado é o conjunto de comportamentos que o ocupante do cargo efetivamente leva a cabo. Por pertencerem a grupos diferentes, as pessoas podem...
tracking img