Forjamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Técnicas de diagnostico

“Radiologia Industrial”



Trabalho realizado por: David Manso Freitas MI5 20100073
Indice

* Método---------------------------------------------------------------------Pag 4

* Equipamentos emissores de raios X--------------------------------Pag4/5

* Equipamentos emissores de raios gama---------------------------Pag5/6

*Características físicas e tipos de fontes gama---------------------Pag7

* Características dos irradiadores gama------------------------------Pag8

* Tomografia na industria (TC)------------------------------------------Pag10

* As principais propriedades das radiações X e gamas-------------Pag12

* Geração dos Raios x------------------------------------------------------Pag14Ojectivos do trabalho

Com a realizaçao deste trabalho pretende-se estudar a radiografia que tem como componente ensaio não destrutivo que serve para verificar falhas internas em componentes metálicos que possam comprometer seu desempenho mecânico quando submetidos a pressão ou esforço. Tais componentes podem ser juntas soldadas ou produtos fundidos.

A radiografia é um método usado parainspeção nos Ensaios Não Destrutivos (END) que baseia-se na absorção diferenciada da radiação ionizante na peça que está sendo inspecionada. Devido às diferenças na densidade e variações na espessura do material, ou mesmo diferenças nas características de absorção causadas por variações na composição do material, diferentes regiões de uma peça absorverão quantidades diferentes da radiação penetrante.Essa absorção diferenciada da radiação poderá ser detectada através de um filme, ou através de um tubo de imagem ou mesmo medida por detectores eletrônicos de radiação. Essa variação na quantidade de radiação absorvida, detectada através de um meio, irá nos indicar, entre outras coisas, a existência de uma falha interna ou defieto no material.

A radiografia industrial é então usada para detectarvariação de uma região de um determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha, em outras palavras, a radiografia é um método capaz de detectar com boas sensibilidade defeitos volumétricos. Isto quer dizer que a capacidade do processo de detectar defeitos com pequenas espessuras em planos perpendiculares ao feixe, como trinca dependerá datécnica de ensaio realizado. Defeitos volumétricos como vazios e inclusões que apresentam uma espessura variável em todas direções, serão facilmente detectadas desde que não sejam muito pequenos em relação à espessura da peça.
 
Equipamentos emissores de raios X
Os Raios X são produzidos em ampolas especiais. Os tamanhos das ampolas ou tubos são em função da tensão máxima de operação doaparelho.
Os equipamentos de Raios X industriais se dividem geralmente em dois componentes: o painel de controle e o cabeçote, ou unidade geradora.

O painel de controle consiste em uma caixa onde estão alojados todos os controles, indicadores, chaves e medidores, além de conter todo o equipamento do circuito gerador de alta voltagem. E através do painel de controle que se fazem os ajustes devoltagem e amperagem, além de comando de acionamento do aparelho.
No cabeçote está alojada a ampola e os dispositivos de refrigeração. A conexão entre o painel de controle e o cabeçote se faz através de cabos especiais de alta tensão.
Os equipamentos considerados portáteis, com voltagens até 400 kV, possuem peso em torno de 40 a 80 kg, dependendo do modelo. Os modelos de tubos refrigerados a gássão mais leves ao contrário dos refrigerados a óleo.
 
Equipamentos emissores de raios gama

As fontes usadas em gamagrafia (radiografia com raios gama), requerem cuidados especiais de segurança pois, uma vez ativadas, emitem radiação, constantemente.
Deste modo, é necessário um equipamento que forneça uma blindagem, contra as radiações emitidas da fonte quando a mesma não está sendo...
tracking img