Forjamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Forjamento é um processo de conformação mecânica, que resulta em uma mudança permanente nas dimensões finais e nas características metalúrgicas de uma peça, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho (Metal Mundi, 2010).

Atualmente existe um variado maquinário capaz de produzir peças das mais variadas formas e tamanhos, desdealfinetes, pregos, parafusos e porcas até rotores de turbinas e asas de avião (Engemec, 2010).
A maioria das operações de forjamento é executada a quente; contudo, uma grande variedade de peças pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhões, sãoproduzidas por forjamento a frio (Engemec, 2010).

Na economia em 2004, a produção nacional de fundidos e forjados foi de 162,4 mil toneladas, enquanto o consumo foi de 135,9 mil toneladas. No entanto, na composição desses números, a maior parte pertence aos fundidos (Revista alumínio, 2008).

Com o objetivo de mostrar ao leitor este processo bastante utilizado na conformação de metais,porem pouco difundido procurou-se elaborar um trabalho simples e acessível porem de acordo com as normas técnicas vigentes, da ABNT (NBR 6023).

2. FORJAMENTO- DEFINIÇÃO E HISTORIA

O forjamento é o processo conformação mecânica pelo qual o metal é aquecido e moldado por deformação plástica com a adequada aplicação da força de compressão. O método de forjamento antecede o processo de soldagem.Forjar um determinado tipo de material refina a estrutura de grãos e melhora as propriedades físicas do metal. Materiais com sinais de forjamento são mais consistentes, não apresentam porosidade, rachaduras e outros defeitos. Também as operações de revestimento, como metalização ou pintura são simples devido a uma boa superfície, que precisa de muito pouca preparação. Metais forjados possuemrendimento de alta resistência ao peso e a pressão. (Manutencaoesuprimentos, 2010)
O forjamento, geralmente realizado a quente, é responsável pela produção de grande parte dos elementos e componentes mecânicos. A combinação de formas adequadas com excelentes propriedades obtidas com este processo tem garantido sua permanência entre os mais empregados, por isso são empregos, freqüentemente, na concepçãodas partes de aeronaves. Além disso, para peças de grandes dimensões, somente o forjamento permite a obtenção das formas e propriedades requeridas, e com uma perda mínima de material, oferecendo assim um menor custo de fabricação.
Acredita-se que os forjamentos mais antigos tenham se iniciado no Egito e na Ásia por volta de 4.000 a.C. ou provavelmente ainda antes. Ferro e bronze fundidos foramforjados por esses homens da antigüidade para produzir ferramentas manuais, instrumentos e armas grosseiras, como facas, adagas e lanças. A substituição do braço do ferreiro ocorreu nas primeiras etapas da Revolução Industrial. Atualmente existem variados equipamentos de forjamento para a produção de peças das mais variadas geometrias (Worldlingo, 2010).

Figura 1 - Artesão forjando uma peça nabigorna

Fonte: Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia da PUC Rio em 13 maio 2010

O metal é sempre mais forte na direção de sua estrutura granular. O forjamento permite que os grânulos sejam alinhados na direção do instrumento. O corte da usinagem do instrumento normalmente avança contra o grão, e dessa forma enfraquece o instrumento. Além disso, uma vez que o forjamento é criadopela pressão e não pela usinagem, muito menos material é perdido no processo. Com base nessas vantagens, os forjados são geralmente mais fortes do que os Instrumentos usinados.

A desvantagem do forjamento é que as altas temperaturas necessárias no processo podem provocar uma rápida oxidação, o que produz um acabamento insatisfatório e escamas na superfície. Em virtude dessa escamação, a...
tracking img