Forjamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
FORJAMENTO

DEFINIÇÃO

O Forjamento é o processo de conformação plástica pelo qual nas maiorias das vezes o material é aquecido e moldado com determinada aplicação de força de compressão. Quando o material é forjado refina sua estrutura e melhora as propriedades físicas do metal. Materiais que são forjados são mais resistentes e na grande maioria das vezes não apresentam rachaduras,porosidade, entre outros defeitos.
O processo de Forjamento é responsável pela produção de grande parte dos elementos e componentes mecânicos. É muito utilizado na concepção de partes de aeronaves e outras peças de grandes dimensões, pois ele permite a obtenção das formas e propriedades requeridas com uma perda mínima de material, oferecendo assim um menor custo de fabricação.
O metal é sempre maisforte na direção de sua estrutura granular. O forjamento permite que os grânulos sejam alinhados na direção do instrumento. O corte da usinagem do instrumento normalmente avança contra o grão, e dessa forma enfraquece o instrumento. Além disso, uma vez que o forjamento é criado pela pressão e não pela usinagem, muito menos material é perdido no processo. Com base nessas vantagens, os forjados sãogeralmente mais fortes do que os Instrumentos usinados.

HISTORIA

Acredita que os forjamentos mais antigos tenham se iniciado na Ásia e no Egito por volta de 4.000a.C ou até mesmo antes. O forjamento era usado por esses homens para a produção de ferramentas manuais, instrumentos e armas grosseiras, como adagas, facas e lanças. A automação do forjamento teve inicio na primeira etapa da revoluçãoindustrial. Na atualidade podemos encontrar diversos equipamentos de forjamento para a fabricação das mais variadas geometrias.


ELASTICIDADE

É a capacidade que o material possui de se deformar, quando um esforço é aplicado sobre ele, e de voltar a sua forma anterior quando o esforço acabar.

PLASTICIDADE

Plasticidade é a propriedade que o material metálico tem de manter umadeterminada deformação, se um esforço for aplicado sobre ele, e permanecer deformado quando o esforço parar de existir. Normalmente este esforço aplicado ao metal é maior e mais prolongado, do que na elasticidade.

INFLUÊNCIAS DA TEMPERATURA NO FORJAMENTO

A temperatura é variável, dependendo do tipo de material que se deseja forjar.
Em geral seus limites são fixados pelo aumento excessivo de forçaquando a temperatura é muito baixa (limite inferior) e pela oxidação em temperaturas mais altas (limite superior). Todavia, é necessário um conhecimento bem detalhado do comportamento do material com o qual se está trabalhando, ou seja, conhecer a tensão de escoamento, as perdas por oxidação, o alongamento e as zonas de transformação de fase em função da temperatura. Todos esses parâmetros devem serconhecidos para se evitar defeitos e otimizar o processo.
O efeito da distribuição da temperatura, taxa de deformação, geometria do instrumento e fricção são aspectos críticos no conjunto do processo de forjamento. Tanto a temperatura de acabamento mantida durante o forjamento como a forma de resfriamento tem um efeito sobre o produto. O resfriamento rápido de um produto que estiver a umatemperatura alta resultará em excessiva dureza do produto, aumentando dessa forma as tensões internas. Recomenda-se que seja empregado um tratamento de recozimento antes da usinagem da peça forjada. O recozimento consiste no aquecimento da peça seguido de um lento resfriamento em um forno de recozimento para amaciar o instrumento.

FORJAMENTO A FRIO

Forjamento a frio, é uma deformação plástica demetais, sem aquecimento, onde o material é forçado por compressão, a fluir entre uma matriz e um macho, resultando na obtenção de peças com forma e tolerâncias de precisão.
O trabalho a frio é acompanhado do encruamento do metal, que é ocasionado pela interação das discordâncias entre si e com outras barreiras. A deformação plástica produz também um aumento no número de discordâncias, que...
tracking img