Setor de madeira no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
.
.
.
.
.

Setor da Madeira no Mundo
A madeira é um centro de negócios extremamente bem sucedido de investimento estrangeiro. É um nó de diversos cabos submarinos que ligam o continente europeu com os continentes americanos e africanos, o que garante a necessária largura de banda e conectividade com o resto do mundo. Todos os temas globais importantes procuram apoiar a procuradeste setor.
Em Portugal, a madeira é uma região autônoma, com isso tem garantia de operar em um centro credível, apoiado pelos 27 estados. Nos Estados Unidos, de acordo com a AHEC, nos últimos 50 anos houve um aumento de 39% na quantidade de madeira produzida por cada m³ de madeira utilizada e a oferta de madeira provem dos pequenos proprietários que criaram uma gestão de longo prazo no uso desuas florestas para produção de madeira sustentável.
O sul do Brasil é uma das regiões mais produtivas do mundo para o plantio de reflorestamento, o clima e o solo fértil, favorecem o desenvolvimento de diversas espécies em larga escala.

O Setor de Madeira
Ao contrário dos outros commodities agrícolas, madeira não tem de ser colhidas no final de uma estação de crescimento. Se os preços forembaixos pode deixá-lo onde está, sem qualquer desvantagem. Na verdade, aumenta de tamanho o valor futuro. É um produto inerentemente atraente, as estruturas de madeira são práticas, belas e duráveis. É versátil, reciclável e é uma importante fonte de energia renovável.
Fruto dos seus investimentos notáveis realizados nos últimos anos, a madeira vem se inovando com suas infra-estruturas modernas eeficientes, que tem sustentado o seu desenvolvimento.
Devido as suas características, tem sido um material desde sempre muito utilizado pelo homem com ampliações que vão de objetos decorativos ás grandes estruturas.
Os produtos de madeira utilizados na construção por exemplo, variam desde peças com pouco ou nenhum processamento, de madeira roliça até peças com vários graus de beneficiamento,como madeira serrada e beneficiada, laminas, painéis de madeira e madeira tratada com produtos preservativos.
A madeira roliça é o produto com menor grau de processamento de madeira. Madeiras Nativas na forma roliça são empregadas somente nas regiões produtoras, como na Amazônia, pela sua resistência mecânica e alta durabilidade natural.
A madeira Serrada é produzida em unidadeindustriais(serraria), onde as toras são processadas mecanicamente, transformando peças originalmente cilíndrica em peças quadrangulares ou retangulares.
A madeira Beneficiada é obtida pela usinagem das peças serradas, agregando valor as mesmas. Já as Laminas de madeira são obtidas por um processo de fabricação que se inicia com o cozimento das toras de madeira e seu posterior corte em lâminas.
A crescenteconscientização do público sobre prejuízos ocasionados pela destruição e degradação das florestas tem levado os consumidores a exigir que suas compras de madeira e outros produtos florestais não contribuam para esta destruição, mas ajudem a assegurar os recursos florestais para o futuro. Com isso no mercado há a existência de programas de certificação.


Setor da madeira no Brasil
Dados do IBGEmostram que em 2007 a produção nacional de madeira em tora foi 121.520.350 m³ e sua maior parte que corresponde á 86,5% é proveniente de florestas cultivadas e o restante, correspondente á 13,5% são coletadas em vegetações nativas.
O Paraná é o maior produtor de madeira do segmento extrativista com 55,5%, que corresponde á metade da madeira coletada no país. Por outro lado, São Paulo com 28,4% foiconsiderado, de acordo com pesquisa pelo Ibge, o principal produtor de madeira de florestas plantadas para a fabricação de papel e celulose, sendo estes produtos os que tiveram maiores incrementos, 10,6% respectivamente.
Conforme citado acima, segue o gráfico com os dados de Produção da madeira nos ultimos anos. Como podemos ver o consumo de Silvicultura caiu em meador de 2002 e se estabeleceu...
tracking img