Leonardo da vinci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leonardo da Vinci
INTRODUÇÃO

Estudar a vida de Leonardo da Vinci significa descobrir um homem além de seu próprio tempo. Embora seja mais conhecido por suas obras de arte, ele foi também um brilhante arquiteto, engenheiro, matemático, geólogo, biólogo, físico, filósofo. Foi também um cristão que amava a Bíblia e cria no Deus que ela revelava. Segundo a opinião de muitos, de Vinci podia serconsiderado o fundador da ciência moderna. Na definição do dicionário Aurélio, “gênio” é o adjetivo apropriado para descrever pessoas com “altíssimo grau, ou o mais alto, de capacidade mental criadora, em qualquer sentido”. Poucos homens na história da humanidade podem ser assim.

Leonardo Da Vinci, um dos ícones da Renascença, é um deles. Neste caso, no entanto, a definição mais correta seriaconcluída pela expressão “em todos os sentidos”. Não bastasse ter pintado o quadro mais conhecido do mundo, a Mona Lisa, e o mais reproduzido da história da arte, A última ceia, ele desenvolveu habilidades notáveis na música, no teatro e na literatura, bem como importantes estudos em engenharia, arquitetura, anatomia, astronomia e matemática.

“O homem que acordou muito cedo, ainda no escuro,enquanto os outros dormiam.”
2

Leonardo da Vinci
BIOGRAFIA Ele nasceu em 15 de abril de 1452 (O horário de nascimento de Leonardo Da Vinci foi registrado pelo avô paterno como tendo ocorrido às 3 horas da noite. Alguns autores,

desconhecendo o estilo florentino de indicar as horas ou simplesmente não se incomodando em explicá-lo, não fazem a devida ressalva para o leitor moderno. Leonardo naverdade teria nascido às 21h40, que corresponde, na época, a 3 horas após o pôr-do-sol, daí dizerem 3 horas da noite, horário que muitos confundem com 3 horas da madrugada), no período dos historiadores comumente chamam de Renascença época que tinha como características principais o antropocentrismo, o racionalismo, o equilíbrio, a clareza e linearidade, o universalismo, a forte presença de seresmitológicos gregos e romanos e a supervalorização do belo. Não se tem muita certeza sobre o local exato, mas foi em uma fazenda em Anchiano que Leonardo ou Lionardo (conforme uma grafia antiga) foi criado. Este lugar ficava a 3 km da cidadezinha de Vinci – Itália, o que justifica o sobrenome com o qual ficou mundialmente conhecido, Leonardo da Vinci. Porém, a história desse gênio não se inicia emuma origem nobre. Sua mãe, uma moça humilde e interiorana que não possuía praticamente nenhuma cultura acadêmica, se chamava Catarina, e era uma escrava judia oriunda do oriente médio compra da por Ser Piero(embora com poucas evidencias). Seu pai, no entanto, era um nobre muito culto e tabelião, chamado Ser Piro.

“O homem que acordou muito cedo, ainda no escuro, enquanto os outros dormiam.”
3 Leonardo da Vinci
Quando da Vinci nasceu, seu pai tinha 25 anos e não quis reconhecer a paternidade da criança. Ele abandonou a mãe de Leonardo e casou-se com outra mulher que era mais rica e inteligente, Albiera Amadori, a quem Leonardo chamava de madrinha e era muito ligado (após sua morte aos 13 anos de Leonardo, ele viu seu pai se casar mais três vezes). Da Vinci portanto foi consideradoum filho ilegítimo e sofreu por muitos anos sendo chamado de “bastardo”, pois seu pai jamais o registrou em seu próprio nome. O próprio Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo ou Io Leonardo. A maioria das autoridades refere-se aos seus trabalhos como Leonardos e não da Vinci. Até os cinco anos de idade, Leonardo viveu em Anchiano, com sua mãe até ela se casar comAccattabriga Del Vacca. Depois disso, ele foi viver na fazenda de seu avô paterno, Antonio, em Vinci, ao pé do Monte Albano. Essa mudança deve ter ocorrido porque a mulher que havia se casado com seu pai não podia ter filhos e, possivelmente, foi nessa época que os avós de da Vinci souberam de sua existência. Ele, então, passou a ser criado como um membro da família, mas nunca foi legitimado como...
tracking img