Teoria da loc.lidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO
A abordagem deste trabalho vem de um longo período de estudo na graduação, que vislumbra demonstrar ou caracterizar o espaço urbano-industrial da cidade de Rio Branco, um dos pontos a abordar este tema é porque dentro da geografia, da academia acreana de geografia há uma tendência muito forte para muitos ramos do conhecimento que não abordam exclusivamente o espaçourbano-industrial, e pouco tem se produzido sobre este tema, dentro da investigação buscou-se como foco principal sempre chegar ao fim com um trabalho conciso.
O desenvolvimento regional, através da ação industrial e a organização do espaço não ocorrem igual ou simultaneamente em todas as áreas do Estado. Ao inverso, é um movimento ou processo bastante irregular e que, uma vez começado em determinado lugar,possui característica de fortalecer regiões mais eficazes e que apresentam maior potencialidade de crescimento. Desta forma, a dinâmica regional torna-se um objeto de estudo um pouco complicado, devido às inter-relações existentes dentro e entre localidades e sua importância para conexão das próprias regiões.
O presente trabalho visa fazer uma abordagem preliminar do conceito de região para poderentender certas situações de comportamento das próprias. Tratando do conceito geográfico de região que é um conceito conciso e sistemático, diferentemente de outros conceitos utilizados em outras disciplinas como a economia e a matemática, bem como tratas das teorias de localização, com base em ações, atividades, e movimento populacional. Sem deixar de abordar de que forma irá ocorrer àorganização e localização do parque industrial, de acordo com as teorias de localização. Outro ponto, que deve ser considerado neste trabalho já que se trata da cidade e centralidade regional, é a dinâmica regional de hierarquização das cidades, tomando como base as teorias das localidades centrais, formulada pelo geógrafo alemão Walter Christaller, em 1933.
Demonstrar a caracterização do espaço urbano,definição e conceituação dentro do âmbito geográfico do espaço, a transformação e organização do espaço industrial no sentido amplo, que pode ser visto como processo de mudanças econômicas de uma região ocasionando possíveis melhorias qualitativas e quantitativas.
Tratar da análise espacial industrial e urbana especificamente de Rio Branco, tem-se que focalizar essa ação em cima das atividadesdos serviços prestado de acordo com Christaller, no caso, abordagem a partir da dinâmica de fixação de indústrias no Acre nos últimos anos. Não se esquecendo de focar Rio Branco em relação aos demais municípios, com base nos conceitos de polarização de Manoel Correia de Andrade, e dos pólos de crescimento de Perroux.
Depois da conceituação, procura-se demonstrar o real propósito da pesquisa queé abordar como está organizada o espaço industrial no município e como vai atuar na dinâmica de desenvolvimento deste. Destacar o papel da política voltada para indústria na dinâmica do planejamento e crescimento do município. Entender como ocorre às relações internas e externas de ligação para o fortalecimento da indústria. Deve ficar claro que não é um assunto novo, nem tampouco se pretendeesgotá-lo o que se quer demonstrar através de uma nova visão é a organização do espaço urbano-industrial de Rio Branco.
E por fim chegar a uma conclusão da analise do espaço urbano-industrial da cidade de Rio Branco no que diz respeito à formação e localização no Acre: Identificar a quantidade de indústrias de Rio Branco; Identificar os elementos que propiciam o atrativo populacional, Rio Branco;Verificar a implementação política local de implantação de indústrias; Entender porque da localização do parque industrial; Definir o alcance espacial máximo e mínimo dos serviços no Acre segundo Christaller; Identificar as localidades centrais.
1. METODOLOGIA
A análise deste trabalho refere-se a apontamentos de como se fixa as indústrias na Região do Vale do Acre. Os Aspectos...
tracking img