Asean - politica internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é o de oferecer uma visão geral sobre a história do bloco econômico da ASEAN, sua economia, objetivos e metas, suas ultimas negociações que estão trazendo vantagens e benefícios aos países que compõe o bloco e também aos países parceiros com criações econômicas de livre comércio. 
A ASEAN Associação das Nações do Sudeste Asiático é composta atualmente pordez países tendo mais três como observadores. O objetivo principal desse bloco econômico visa acelerar o crescimento financeiro da economia interna além de fomentar a paz e a estabilidade das regiões e também de assegurar a estabilidade política e acelerar o processo de desenvolvimento. Com parcerias externas está demonstrando grandes interesses com parte da Europa, Ásia-Pacífico e América. Emsuas ultimas negociações a ASEAN esta buscando acordos com o MERCOSUL e através desses acordos organizou a instalação no Brasil, de um escritório da empresa de investimentos globais de Cingapura com o objetivo de relacionar uma estratégia e assim reforçar as relações comerciais entre os dois blocos. Essa parceria vem mostrando resultados significativos, mas com objetivos de superar nos próximosanos.

História

Fundada em 8 de agosto de 1967, a "Declaração de Bangkok" deu origem a ASEAN, a Associação de Nações do Sudeste Asiático, uma organização que uniria cinco países (Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia) em um esforço conjunto para promover a cooperação econômica e o bem-estar de seus povos, sua matriz se localiza em Jacarta na Indonésia. Após repetidas tentativas malsucedidas em passado, este evento foi um feito único, acabando com a separação e distanciamento dos países desta região que resultaram desde os tempos coloniais, evitando contato com os países vizinhos. Em janeiro de 1984 juntou-se o Brunei, em julho de 1995 o Vietnam, em julho de 1997 Laos e Mianmar e em abril de 1999 o Camboja. No entanto ainda existe o interesse de mais dois países emparticipar desse grupo, Timor Leste e Papua Nova Guine.
Com efeito, este acontecimento histórico representou o culminar do processo de descolonização que começou após a Segunda Guerra Mundial. A formação da ASEAN, a primeira tentativa foi bem sucedida a nível regional para forjar a cooperação, inspirado e guiado por eventos passados ​​em muitas regiões do mundo, incluindo o Sudeste da Ásia em si.
Em1992 é assinado um acordo para eliminar as barreiras econômicas e alfandegárias entre os países, que entrou em vigor no ano de 2002. A ASEAN desenvolve programas de cooperação nas áreas de transporte, comunicação, segurança, relações externas, indústria, finanças, agricultura, energia, transporte, tecnologia, educação, turismo e cultura. A metade dos países que atualmente compõe a ASEAN tem suaeconomia voltada para a agricultura e a outra metade em produtos industrializados, prestação de serviços e exportações, no entanto a predominância é agrícola principalmente no cultivo de arroz. 

Características dos países que compõe a Asean
- Brunei Darussalam
Esta pequena e rica economia abrange uma mistura do empreendimento estrangeiro e doméstico, regulação governamental, medidas do bem-estar,e tradição da vila. As produções do petróleo cru e do gás natural representam quase a metade do PNB.
A renda per capita é bem maior da maioria dos outros países do Terceiro Mundo, e a renda substancial do investimento ultramarino suplementa a renda da produção doméstica. O governo fornece todos os serviços médicos e subsidia o arroz e a moradia.
Os planos para o futuro incluem promover a forçade trabalho, reduzir o desemprego, reforçar os setores do turismo e das operações bancárias, e, no geral, alargar a base econômica além do petróleo e do gás.
População: 408,786 (Julho 2012 est.)
Crescimento populacional: 1,7%
Taxa de alfabetização: 95,3%
Índice de Desenvolvimento Humano: 0,838 – (33 ª do mundo).
PIB (de poder aquisitivo): comparação país para o mundo: 127
$21,03 bilhões...
tracking img