Asean

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 ASEAN

1.1 CONTEXTO GERAL

Situada na região do mundo, que apresenta as maiores taxas de crescimento no atual cenário mundial, conhecida como deflator mundial em virtude da vasta força de trabalho e mão de obra com baixo custo, e população como um imenso potencial de consumo. Figurando entre as organizações com maiores perspectivas de crescimento, a ASEAN (Associação das Nações do SudesteAsiático) foi fundada em 8 de agosto de 1967. No início, o objetivo principal era proteger as nações que assinaram o acordo da influência socialista, na época da Guerra Fria, já que na região existiam algumas nações que eram adeptas do regime comunista, mais precisamente o bloco dos países da Indochina (Vietnã, Camboja e Laos).
Em 1967 as nações que participaram da fundação do bloco foramIndonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia. Alguns anos depois o minúsculo país, mas um grande exportador de petróleo, o Brunei, ingressou no grupo, e já nos anos 90 após o fim da Guerra Fria, juntaram-se ao bloco Vietnã, Camboja e Laos.
Algumas peculiaridades devem ser analisadas em relação a este bloco, como a forma que se organiza e a maneira que utiliza para conquistar seu espaço no mercadointernacional, criando um regionalismo desenvolvimentista entre suas economias, como será visto. O bloco tem um considerável grau de abertura econômica e ao mesmo tempo conseguem preservar seus valores culturais, e ter autonomia política para negociar com outras potencias mundiais, já que este papel de liderança política não é exercido com veemência pelas nações asiáticas nos organismosinternacionais, devido aos interesses políticos. A China vem despontando nos últimos anos, e o Japão apesar de ser uma potência, não exerce um papel de liderança, pois tem um papel secundário na ONU (Organização das Nações Unidas), por ter saído derrotado da 2º Guerra Mundial.
Os dez países que participam do bloco representam uma população de 520 milhões de pessoas, e que muito mais que alcançar objetivoseconômicos mantendo acordos nas áreas de transporte, comunicação, segurança, relações internacionais, indústrias, finanças, agriculturas, energia, tecnologia, educação, turismo e a cultura regional.

1.2 HISTÓRIA DO BLOCO

A Fundação do bloco foi no dia 8 de agosto de 1967, no salão de Assuntos estrangeiros em um edifício em Bangkok, os líderes dos primeiros países ingressantes assinaram oacordo, o documento assinado ficou conhecido como declaração Asean, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Cingapura e Malásia. Brunei ingressou na organização em 8 de janeiro de 1984, em 28 de julho de 1995 o Vietnã, Laos e Mianmar em 23 de julho de 1997 e o Camboja em 30 de abril de 1999, dando origem a formação atual do bloco.
Era uma mensagem clara e sucinta apenas com 5 artigos, declarando aAssociação de Cooperação Regional, visando atingir a cooperação no âmbito econômico, social, cultural, educacional e promoção da paz regional, através do respeito mútuo, da justiça e do Estado de Direito aderindo os princípios da carta das Nações Unidas.
Um trecho da carta dizendo o que representa a ASEAN:
A Asean representa a vontade das Nações do Sudeste Asiático que se agrupam em amizade e cooperaçãoe, através de esforços conjuntos e sacrifícios, seguro para seus povos e para a posteridade de bênçãos de paz, liberdade e prosperidade. (Carta ASEAN).
As duas páginas da carta representam a o desejo dos países em construir em pequenos passos de forma voluntária, acordos informais e acordos institucionalizados, desde a criação do bloco todos os integrantes mantiveram-se firmes em relação àideologia formulada.
Além de aumentar sua influência política, outro motivo importante para a constituição do bloco foi a ameaça dos países que mantinham relações com o Bloco Socialista, tais experiências visando manter a soberania das nações da região começaram em 1961, promover uma aproximação econômica e cultural para se resguardar das tensões geradas em função da Guerra Fria.
A associação...
tracking img