Filme batmam uma analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Faculdade Municipal de Palhoça


Katrine Crema Lorenceti[1]
Fernando Mauricio da Silva[2]




ANALISE DO FILME: BATMAM O CAVALHEIRO DAS TREVAS.




Como base o filme Batman, o Cavalheiro das Trevas, irei pontuar e analisar cenas onde seja possível conceituar as principais teorias sobre ética. As principais teorias são teleológica, deontológica e teoria das virtudes,possuindo vários autores e defensores de cada concepção acima mencionada.
Para introduzirmos irei conceituar brevemente as principais teorias, iniciando pela Teoria Teleológica, onde o que importa é a finalidade da ação, busca-se o bem maior independente dos meios que se utilize para alcançá-lo. A teleologia, por sua vez, considera que o objetivo da moral é alcançar uma vida boa, virtuosa efeliz, a ação correta é aquela que implicará na maior soma possível de prazer. Temos também a teoria Deontológica, considera que o valor das ações não reside nas suas consequências ou nos seus efeitos, mas sim na intenção e na boa vontade, isto é, no cumprimento do dever. E por último a Teoria das Virtudes, onde a preocupação principal não está ligada a retidão ou não de ações particulares, masestá voltada ao caráter e estão interessados na vida da pessoa em sua totalidade. A grande questão que permeia todas as discussões dessa teoria é: “Como devo viver?”, e a respostas é clara: “Busque as virtudes”.
No filme há uma série de cenas que podem ser utilizadas para dar ênfase e servir como base para a contextualização das teorias, não seguirei uma ordem cronológica dos fatos, mas ireipontuando cenas onde se possa observar a ação de acordo com a teoria que quero mencionar.
A teoria ética teleológica defendida por Stuart Mill é vista de uma maneira muita clara quando Gordon (policial “amigo” do Batman) finge ter sido assassinado no funeral de outra pessoa ilustre da sociedade. A ação de Gordon embora não seja moralmente correta, possui uma finalidade que traria o bem a umnúmero maior de pessoas, a sociedade de Gothan.
Segundo Stuart Mill (2008), a felicidade pessoal não conta e nem é maior do que a felicidade do outro, se avaliar, Gordon cometeu um crime ao fingir a sua própria morte e causou um grande sofrimento a sua família, porém a intenção dele era prender o Coringa, solucionando assim os casos de assassinato que vinham ocorrendo e instaurar a paz nacidade.
Algumas cenas com Batman, também nos remetem a contemplação de atitudes baseadas na ética teleológica, apesar de infringir leis e até ser visto como alguém mal, ele estava certo de que somente com a sua ajuda poderia se estabelecer a paz na cidade. Na tentativa de capturar o Coringa Batman transforma todos os celulares em microfones, uma atitude totalmente incorreta diante dasnormas da sociedade, entretanto, possui uma finalidade capaz de proporcionar o bem. É evidente que em alguns momentos, o Justiceiro Mascarado, comete algumas infrações e ainda assim é visto por Gordon, um policial honesto, como um auxílio para propor a solução dos crimes que vem sendo realizados. O que importa é a finalidade da sua ação, promovendo o bem maior.
As cenas iniciais de Dent (DuasCaras) indiciam ações de um promotor de justiça correto, que busca seguir as leis e estatutos vigentes da cidade, pode-se enunciar essa trajetória inicial como pautada na Teoria das Virtudes, defendida por Aristóteles, em momentos específicos ele agia virtuosamente, tanto que chegou a ser visto como o herói da cidade. Coringa foi capaz de identificar o que Dent representava para a sociedade e propôsações que viriam de encontro a conduta do promotor. Após a morte de Rachel (sua namorada) e sua desfiguração facial, ele se revolta contra os possíveis causadores e/ou aqueles que de certa forma permitiram que o fato acontecesse. Ele se torna um idealista frustrado que acaba se tornando um cínico contra a tudo o que ele sempre representou. É a concretização da concepção do quanto, em algumas...
tracking img