Visita escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO:
O material a seguir apresenta os dados da observação de uma criança em seu ambiente escolar com vistas á análise das queixas apresentadas pelos seus pais e educadores. A coleta de dados e informações se deu em seis visitas a escola com acompanhamento em sala de aula e pátio interno com duração média de três horas cada. Sendo que a primeira visita foi dedicada a uma entrevista coma professora responsável pela criança. O estagiário de psicologia, responsável pela observação do dia, foi apresentado á sala como auxiliar da professora por sugestão da coordenadora da instituição e com o objetivo de evitar interferência no trabalho da profissional de pedagogia e desviar a atenção dos alunos.
Toda a apreciação do estudo de caso se deu a luz das teorias dos principais PsicólogosBehavioristas e dos estudiosos do comportamento, objetivando o trabalho em campo dos alunos do terceiro ano de Psicologia.

2- RESUMO DO CASO
O aluno em observação nasceu em 30/03/2005. Chama-se Nicolas, cursa atualmente o 2º ano na sala B de número 7 de uma escola Pública na periferia da Região Leste de São Paulo a qual frequenta ha 1 ano e 2 meses. A criança foi indicada pela suaprofessora. Esta por sua vez, informou que sua principal queixa em relação a Nicolas é a sua violência, as brincadeiras excessivas, comportamento avesso, irregularidade, ausência de autonomia para tarefas básicas, como amarrar o calçado, por exemplo, e falta de concentração em sala.
Durante as aulas usa brincadeiras violentas com seus colegas enquanto que é amoroso e cativante com as “Tias” da escola, quepor sua vez minimizam o comportamento de Nicolas. Tem baixa aprendizagem e baixo rendimento, mas quando deseja, desenha com perfeição. Quando é repreendido faz a tarefa, porém se assusta e mente.
Nicolas foi criado pelos avós maternos desde o seu nascimento, porque seus pais, hoje separados, trabalhavam no Japão. A mãe, que estuda atualmente no período noturno, trabalhou naquele País até o anode 2011 e após esse período, mora com ele, a avó, o avô e um tio. Sua mãe reclama sempre que o pai não dá atenção ao filho.
Segundo a professora, quando Nicolas comete uma falta, sua mãe limita-se a chorar sem repreendê-lo adequadamente como deveria. A relação entre a escola e a família do aluno, se dá através de sua avó e de sua mãe. A mãe relata que os avós e o tio não impõem limites a criançapermitindo que ela faça o que desejar. Quando deseja algo, chora, insiste e então todos cedem sem conseguir puni-lo.

A mãe declarou ter um namorado que é mais presente com Nicolas que o próprio pai e que Nicolas gosta dele e o obedece. A professora relatou por fim que a família não cobra e não questiona Nicolas em relação ás tarefas escolares que ele não realiza. Que fica nítido nas reuniõeseste fato e também a postura passiva da avó e da mãe ausente.
FALTA: sumarizar o que foi constatado nas observações realizadas deixando claro se a queixa foi ou não comprovada ou se o problema identificado pelo grupo foi outro. (No máximo 300 palavras no resumo de caso total)
3- DADOS COLETADOS
Colocar aqui (em ordem sequencial) os dados coletados na (s) entrevista (s) e em cada uma das visitas áInstituição.
3.1- RELATO 1
Nome do aluno observador na data da visita: Neusa Soares O. Souza
Relatório no: 01
Data da visita: 13/03/20012
Horário da obs.: Das 16:40 ás 18:40 Tempo de permanência: 02:00 hs
Local onde ocorreu a observação: Sala de aula vazia e biblioteca

A principal queixa em relação a Nicolas é a sua violência, as brincadeiras excessivas, comportamentoavesso, irregularidade, ausência de autonomia para tarefas básicas, como amarrar o calçado, por exemplo, e falta de concentração em sala.
Durante as aulas usa brincadeiras violentas com seus colegas enquanto que é amoroso e cativante com as “Tias” da escola, que por sua vez minimizam o comportamento de Nicolas. Tem baixa aprendizagem e baixo rendimento, mas quando deseja, desenha com perfeição....
tracking img