Batman - mito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BATMAN



Batman, a questão Moral.
Antes de qualquer coisa devemos observar o detalhe de que Batman não é um personagem necessariamente digno de confiança, uma vez que foi criado por pessoas comuns como qualquer um de nós, ou seja, pessoas sem clareza mental, quanto ao que é ser herói, muitas vezes sem dignidade própria, colocando no personagem conceitos se não irreais, pelomenos débeis de justiça, dignidade e heroísmo. Tomemos por exemplo o que acontece em nossas cidades modernas. O crime existe e todos gostariamos que não existisse. Cobramos dos policiais e autoridades a solução de problemas que nós próprios criamos, por culpa de nossa própria conivência. Quantos de nós não sabem o endereço e atividades criminosas de pessoas que são nossos amigos, parentes, pessoasessas que trazem enorme prejuízo a sociedade? Porém semplesmente nos calamos. Preferimos ignorar. Muitas vezes pensando: Fulano não! É meu primo, ou meu amigo ou meu filho, meu pai. Ele não! Minha Tia lesa o Estado em milhões, mas ela é tão boazinha. No Natal traz presentes caríssimos para meus filhos. Não a denunciarei nunca. Porém buscamos no poder público a resposta para nossa insegurançapública. Queriamos três policiais em cada esquina para podermos andar, passear trabalhar e dormir tranquilos. Gostariamos de ter vários Batmans por perto. Gotham City é assim. Um lugar podre e pecaminoso em que as pessoas são egoístas, maldosas, viciadas, preconceituosas, mas que imploram pela ajuda de Batman. Veja nosso mundo Real! Multidões de desesperados procurando alivio nas Igrejas cada vez maislotadas, tentando comprar os favores de Deus com suas parcas moedas, vendo nos seus lideres verdadeiros Batmans que nada tem a oferecer a não ser promessas de alivio para seus males, a volta de seus cônjuges que abandonaram o lar, o bom comportamento dos filhos, etc, desde que é claro contribuam com parte de seus humildes salários para comprar a salvação. Outro lugar curioso para buscarmos batmans énos hospitais e postos de saúde. Buscamos o auxilio médico pensando ou desejando que aquele liquido ou aquele comprimido possa trazer-nos a alegria de viver. De certo modo os médicos são como heróis paladinos. Nosso professor de ioga ou de capoeira também. Nosso Presidente, governador, prefeito, delegado. Talvez nossos lideres mundiais disseminem esse mito intencionalmente, para incutir em nossamemória global o fato de que devemos aguardar pelos heróis, e assim ficarmos mais passivos e dependentes de um poder maior. De um Super herói!
Batman, a análise psicológica
De acordo com o site Wickpédia “Batman foi criado pelo desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger, porém apenas Kane receba oficialmente os créditos, apesar de seus esforçospara dividir os méritos na criação do personagem. Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras, capa vermelha e ligado ao tema dos morcegos, mas foi Finger que deu ao personagem o formato pelo qual ficaria consagrado”.
Consultando agora os quadrinhos, o fato de testemunhar oassassinato de seus pais quando criança teria levado um jovem Bruce Wayne a viajar pelo mundo, em busca de tentar compreender o segredo de uma mente criminosa. Lá na cordilheira do Himalaia no país conhecido como Tibete treinou todo tipo de artes marciais e técnicas de combate, buscando a perfeição física e intelectual. Mais tarde retornou à sua cidade natal: Gotham City onde posteriormente criou umuniforme baseado numa coisa que o amedrontava quando criança: Morcegos. Ele queria que os bandidos compartilhassem do mesmo temor. E assim, passou a lutar contra o crime.
Assim, Batman compensa a fragilidade e a onipotência na qual Bruce Wayne vive, pois como humano, não poderia combater o crime. Somente transformado em uma coisa horripilante a seus próprios olhos poderia sair de si mesmo e esquecer...
tracking img