Porfolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Fundamentais da Economia

A economia trata do estudo das ações econômicas dos homens, quando este procura obter os bens e serviços necessários para viver. Daí o estudo das necessidades em economia.
A palavra necessidade significa carência ou falta de mercadorias necessárias, enquanto o termo satisfação denomina o estado de saciado, farto, contente, etc.
Podemos dizer também, quenecessidade é a falta ou privação de alguma coisa que precisamos.
As necessidades se classificam em: primárias e secundárias.
Necessidades primárias:
Alimentação, Vestuário, transporte, moradia, saúde, higiene, educação, lazer, previdência social.
A satisfação destas necessidades constitui o que, em economia, denominamos de consumo.
Para consumirmos alguma mercadoria, elas geralmente foram transformadaspelo homem; ao ato de transformação de um produto denominamos produção.
Assim ficamos conhecendo os dois primeiros fenômenos econômicos: produção e consumo.
Existem ainda, fenômenos decorrentes desses primeiros, que são, a troca (ou circulação) e a distribuição

Necessidades Secundárias:
São os artigos supérfluos. Por exemplo: refrigerantes, chicletes, cigarros, maquiagem, bijuteria.

NecessidadesProdutivas
Além das necessidades primárias e secundárias que, à regra geral, estão ligadas às exigências psicofisiológicas do homem, existem também as necessidades coletivas ou sociais, como por exemplo, a manutenção da ordem pública.
As necessidades coletivas exigem para serem satisfeitas, um volume de dinheiro e de meios que extrapolam as possibilidades de um indivíduo ou de um grupo deindivíduos; por exemplo, a organização policial para manter a ordem pública.
Justamente por causa da existência das necessidades coletivas é que surgiu um organismo destinado à satisfação destas. Este organismo é o Estado que satisfaz estas necessidades por meio dos serviços públicos, que podem ser de duas espécies:
Serviços Públicos Gerais (força policias, saúde)
Serviços Públicos Especiais – são aquelesprestados pelo Estado mediante pagamento de um taxa específica.

Bens Econômicos
Bens são produtos ou serviços que servem para satisfação de nossas necessidades
Antigamente, ao conjunto de bens, dava-se o nome de riqueza
Riqueza significa o conjunto dos bens e serviços produzidos pela economia de um país
Ex: o PIB (Produto Interno Bruto)

objetivo de estudo da ciência ecônomica e sua importânciapara a gestão estratégica das organizações

O objeto da Economia é o estudo do seu conteúdo ou teor, na definição de uma ciência que deve indicar o seu objeto, ou o que ela estuda. A Economia tem por objeto ou estudo certos aspectos de nossa atividade, então se confirma que é uma da disciplina que estudam o comportamento humano. O humano é o único ser do Universo que conhece a si mesmo e sedomina. Das suas necessidades e vontades vem os fatos humanos, os quais são estudados pelas ciências sociais. O comportamento dos homens dentro da sociedade é estudado pelas ciências sociais, onde são praticadas as relações mais diversas como: as históricas (ou passado social), governamentais, jurídicas, sociais (vida social), morais (deveres dos cidadãos), religiosas, econômicas etc., sendo objeto, daHistória, da Política, do Direito, da Sociologia, da Moral, das Religiões, da Economia etc. Podemos concluir, que o objeto ou o estudo da Economia é a atividade humana denominada econômica e dirigida no sentido de escolher uma alternativa entre muitas, do que fazer com os recursos escassos no mundo.
Dessa Maneira tem-se como objetivo central de estudo a análise dos processos de produção,distribuição, uso e acumulação de bens materiais, do ponto de vista dos condicionantes sociopolíticos, tecnológicos, gerenciais e naturais neles influentes. Sua evolução tem como propósito programático básico a oferta de soluções de cunho financeiro-administrativo e macroorganizacional que permitam a continuidade daqueles processos. O profissional da área de Ciências Econômicas estuda as oscilações da...
tracking img