Estudo de caso - grupo globo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso
1. Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

Analisando a organização macroscopicamente, vemos que o Grupo Globo tem sua estrutura organizacional bastante descentralizada ou departamentalizada. Isso ocorre por dois motivos principais:

I. Pela abrangência do grupo que influencia milhões debrasileiros pertencentes a classes sociais distintas. Lidar com diferentes públicos exige grande flexibilidade na gestão de negócios, bem como diferentes tipos de perfis administrativos.
II. Pela diversificação dos veículos de comunicação utilizados. Como o Grupo Globo abrange veículos que vão do rádio à TV, revistas à internet, ele deve saber lidar com as mais diferentes formas da informação evalorizar todo o potencial escondido em cada uma delas. Isso é muito difícil de ser feito em uma estrutura centralizada onde, geralmente, alguns setores são supervalorizados e outros sobrestimados.
Além dos dois motivos apresentados, a elevada necessidade da agilidade no processo de atualização das informações é também responsável pela forma da estrutura como ela é; já que estruturas centralizadastendem a ser mais burocráticas e lentas do que estruturas descentralizadas.

2. Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.

Departamentalização por produto, no caso, os serviços distintos oferecidos pelo Grupo Globo nas diversas áreas de telecomunicações e imprensa. Sefossemos focar no público alvo poderíamos pensar em departamentalização por cliente, no entanto, apesar de muitas vezes o público alvo ser distinto, a divisão de departamentos em âmbito geral não é feita seguindo esse critério. O organograma a seguir dá um panorama geral da dimensão da Globo, suas principais empresas e a funcionalidade de cada uma delas.

Figura 1 – Organograma do Grupo Globo
3.Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?

As variáveis contingenciais que influenciam o grupo são:

* Leitores e telespectadores: Antes de realizar qualquer empreendimento, a Globo deve fazer uma pesquisa de mercado para saber a aprovação de seu público-alvo quanto às informações oferecidas por seusveículos de comunicação. Difundir conhecimento da forma que as pessoas desejam.
* Órgãos regulamentadores: Toda parte da legislação que cobre quesitos como liberdade de imprensa, direitos autorais, marketing etc. também deve ser avaliada para que não haja conflitos burocráticos.
* Atores, jornalistas e outras celebridades: Devido à imagem construída por alguns funcionários de renome e aconsciência destes funcionários do tamanho de sua importância, a Globo deve saber lidar com estas pessoas para mantê-las na organização satisfeitas e trabalhando bem.
* Patrocinadores: Quem paga os salários da Globo e mantém a organização de pé não são as pequenas margens de lucro dos jornais impressos ou revistas, são as empresas que utilizam as páginas iniciais destes jornais ou revistas, bem como ointervalo do jogo na TV ou o intervalo do programa de rádio para tornar sua marca e seus produtos conhecidos pela população e lucrar mais. Parte destes lucros vai para Globo que fica muito satisfeita com os resultados.

4. Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no selo do grupo?

A estrutura da Globo é descentralizada, visto que cadaempresa pode adotar uma estrutura independente do modelo da gestão da holding, desde que os objetivos organizacionais definidos no planejamento corporativo sejam atingidos. Ou seja, apesar da gerência do conglomerado concentrar a maior parte do poder administrativo, as decisões não são concentrada nas mãos desta gerência, mas difusas em cada alto gestor que possui uma autonomia bastante...
tracking img