Saul bass

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO INTERDISCIPLINAR

ANÁLISE DO CARTAZ O HOMEM DO BRAÇO DE OURO
Allen Fabyene
Isabel Cristina
Jaime Júnior
Larissa Castro
Marcos Antônio
Micael Oliveira
Thiago Maloney

Trabalho Interdisciplinar apresentado à Universidade Potiguar, por solicitação da Disciplina Projeto Interdisciplinar para obtenção da nota semestral e tendo como Professor Orientador Josenildo Soares Bezerra.Natal / RN
SÚMARIO

Introdução.......................................................................................................01
1. Breve história do cartaz.........................................................................02-04
2. Cartaz de cinema...................................................................................04-06
3. Importância de estudar os cartazes deSaul Bass.................................06-07
4. Cartaz The man with of the Golden arm.................................................07-09
5. Analise do cartaz O homem do braço de ouro.......................................09-10
5.1. Cores...............................................................................................10-12
5.2Fontes...................................................................................................12
5.3 Composição do cartaz...........................................................................13
Conclusão........................................................................................................14
Referencias Bibliográficas..........................................................................15-17INTRODUÇÃO
A comunicação visual faz parte da história da humanidade há mais tempo que as próprias palavras, desde a época pré-histórica o homem já se comunicava com símbolos, marcas e desenhos. Isso evoluiu através das pinturas nas cavernas, dos hieróglifos e dos manuscritos medievais. Seguindo do principio desta ideia, este artigo tem como propósito analisar o cartaz do filme o homem do braço deouro do designer gráfico norte-americano Saul Bass, tentando entender e interpretar a composição do cartaz com a finalidade de identificar a intenção do autor no uso das imagens e fontes escolhidas para a criação do cartaz.
A escolha da análise da peça gráfica cartaz de um filme foi feita por ser o meio mais utilizado pelos designers para comunicar e divulgar um filme. As imagens são formas deexpressão e comunicação, desde os tempos remotos vem sendo utilizadas pelo homem para expressar mensagens.
A necessidade de analisar elementos além dos visíveis ao filme é apontada por Marc Ferro (1992), que frisa a importância de observar o filme como “um produto, uma imagem-objeto, cujas significações não são só cinemátograficas”.
O cartaz age como um cartão de visita, ele convida e seduz oespectador a ir ao cinema. Bittencourt (2011) aborda a intensa ligação que há entre o cinema e a forma como ele é divulgado. Com isso pretendemos abordar as formas que o Designer Saul Bass utilizou para passar sua mensagem através de sua arte que revolucionou em sua época e que até hoje deixa vestígios de sua criatividade e inovação influenciando novos designers a realizar seus trabalhos.

011. Breve história do cartaz
O Cartaz teve seu aparecimento no Renascimento e graças aos novos recursos digitais vem se desenvolvendo cada vez mais entre os meios de comunicação. “O primeiro Cartaz conhecido é de Saint-Flour, de 1454, feito em manuscrito, sem imagens” (CESAR,2001). Nas décadas entre 20 e 30 o movimento de design de cartazes e pintura cresceu significativamente (Jules Cherét tevegrande importância nesse período desenvolvendo o sistema de 3 a 4 cores de impressão), com maior ênfase aos cartazes que visavam promover produtos comerciais ou eventos culturais. No período entre guerras os cartazes cubistas e construtivistas de A.M. Cassandre foram marcantes, especialmente pelo interesse do mesmo pelas fontes que segundo ele era um elemento indispensável e muitas vezes...
tracking img