Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CASO INDUSTRIA SÃO PEDRO, AUTOPEÇAS S.A.

PALAVRA-CHAVE:
Administração da Produção

A Indústria São Pedro, Autopeças S.A., localizada em São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, é uma das maiores fabricantes de peças para automóveis. Opera com uma fábrica no mesmo local por mais de trinta anos, porém o crescimento constante da companhia tem criado condições difíceis naárea de manufatura. Com a implantação de novas máquinas e equipamentos e a implementação de novos processos, desapareceu aos poucos o fluxo funcional de produção em linha que, originalmente, era a característica principal de seu esquema produtivo. Devido às limitações de espaço físico na fábrica, as peças têm de ser transportadas em engradados por empilhadeiras de um lado para outro, e de voltanovamente para completar as operações de produção, o que resulta em uma movimentação sem precedentes dentro da fábrica. Muito embora estejam completados os planos de construção de uma nova fábrica em outro local, a sua execução deverá levar pelo menos dois anos até ser inaugurada e reduzir a sobrecarga existente na fábrica atual.
O Diretor-Geral da empresa é um homem dotado de grande força de vontade eque progrediu dentro dos próprios escalões da companhia. Trabalha duro e espera que todos os empregados façam o mesmo. Já se tornou conhecido por sua tendência em envolver-se nos problemas de todas as áreas sem olhar as verdadeiras dimensões da situação e sem se preocupar com o que sua interferência poderá. No entanto, está sempre pronto a ouvir e aceitar sugestões e decisões contrárias à suaprópria opinião se a alternativa apresentada for acompanhada de fatos e argumentos razoáveis.
Certo dia, o Diretor-Geral inicia uma ação destinada a corrigir duas situações que o aborrecia há meses. Como os operadores de empilhadeiras atrasavam a produção deliberadamente e os Supervisores da Produção, do Abastecimento e da Manutenção não motivavam adequadamente os seus subordinados, ordenara aosgerentes de Produção, de Recursos Humanos, de Abastecimento e de Manutenção que reunidos, desenvolvessem um programa combinado de treinamento sobre "Disciplina e Motivação", para eliminar o problema existente. O Diretor-Geral quer uma cópia em sua mesa do programa já elaborado quando retomar de suas quatro semanas de férias na Europa.
Cada um dos gerentes vê a situação sob um ângulo completamentediferente.

1. Gerente da Produção:
Acha que, finalmente, a companhia vai ter algum plano para forçar o pessoal do Abastecimento a fazer os operários de empilhadeiras trabalharem no duro, pois estes passam a maior parte do seu tempo na área de carga das baterias em vez de transportarem peças. Os operadores estão prejudicando a produção com os atrasos no transporte de peças. Dizem quenão há baterias suficientes, porém a Manutenção afirma que há mais de duas baterias para cada empilhadeira, sendo que devem utilizar somente uma bateria por turno de trabalho. O Abastecimento não tem controle algum sobre os operadores de empilhadeiras.

Há cinco anos atrás, concordou em utilizar parte de seu espaço físico na produção para instalar o sistema de recarregamento de baterias deempilhadeiras e a área de serviço de manutenção. Também concordou em que instalassem motores diesel para suprir os três geradores CC de 1.600 amperes de capacidade em vez de funcionarem com motores elétricos CÁ das linhas de 440 volts que existem na fábrica, pois não haveria eletricidade suficiente para suprir esse equipamento, o que traria sobrecarga para o sistema elétrico da fábrica.

2. Gerente deAbastecimento

Acha que o trabalho está longe de ser dos mais fáceis, por causa do arranjo físico (layout) da fábrica completamente saturado e congestionado, da diversidade das peças manufaturadas, da multiplicidade de operações pelas quais as peças têm de passar principalmente devido ao enorme volume de produção. Os ajudantes de estocagem e os operadores de empilhadeiras passam por...
tracking img