Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unilins

Disciplina: Práticas Administrativas II

Aluno: Ariel Andreus Luzetti (ID: 206986)
Estudo de Caso
Resumo: O artigo apresenta o estudo de caso como modalidade de pesquisa, mostrando não ser uma tarefa fácil caracterizá-lo, tendo em vista principalmente suas diferentes abordagens e aplicações. Releva sua importância crescente como instrumento de pesquisa, apresentando suas origens,significados e seu delineamento como metodologia de investigação. Com o objetivo de mostrar sua aplicação, indica as vantagens e as limitações mais comuns encontradas e destaca o papel relevante do investigador que deverá ter cuidado com as generalizações e buscar sempre o rigor científico no tratamento da questão.
1. Introdução
Toda pesquisa científica necessita definir seu objeto de estudo e,a partir daí, construir um processo de investigação, delimitando o universo que será estudado. Observando-se os casos extremos, numa ponta identificam-se os estudos agregados, quando a intenção é examinar o próprio universo, e na outra, os estudos de caso, quando se estuda uma unidade ou parte desse todo. No entanto, em relação aos estudos de caso, deverá haver sempre a preocupação de se percebero que o caso sugere a respeito do todo e não o estudo apenas daquele caso. Portanto, pesquisar significa fazer uma escolha, pois em cada caso concreto, deve-se definir um determinado nível de agregação. Descrever e caracterizar estudos de caso não é uma tarefa fácil, pois eles são usados de modos diferentes, com abordagens quantitativas e qualitativas, não só na prática educacional, mas tambémcomo modalidade de pesquisa, com aplicação em muitos campos do conhecimento, principalmente na Medicina, Psicologia e em outras áreas da saúde, e também nas áreas tecnológicas, humanas e sociais, entre outras. Tendo em vista a sua importância cada vez mais crescente, o propósito deste artigo é apresentar o estudo de caso como instrumento de investigação, uma modalidade de pesquisa que pode seraplicada em diversas áreas do conhecimento. Mostrará a natureza do estudo de caso, seu delineamento como metodologia de investigação e sua aplicação. O estudo de caso constitui uma estratégia de pesquisa utilizada nas Ciências Sociais com bastante regularidade. Podemos afirmar que é a estratégia mais utilizada quando se pretende conhecer o “como?” e o “porquê?”, quando o investigador detém escassocontrole dos acontecimentos reais ou mesmo quando este é inexistente, e quando o campo de investigação se concentra num fenômeno natural dentro de um contexto de vida real. Assim, optamos por tentar, em primeiro lugar, definir o que é um estudo de caso atendendo suas principais características, e objetivos de estudos. Posteriormente analisamos os argumentos mais utilizados pelos críticos deste tipo demetodologia, enunciamos as tipologias existentes, os processos de seleção e constituição da amostra, bem como os procedimentos de recolha e tratamento de dados. Por último, debruçamo-nos sobre as questões de validade externa e interna e sobre a questão da fiabilidade.
2. Natureza do estudo de caso
De acordo com diferentes autores, o estudo de caso tem origem na pesquisa médica e na pesquisapsicológica, com a análise de modo detalhado de um caso individual que explica a dinâmica e a patologia de uma doença dada. Com este procedimento se supõe que se pode adquirir conhecimento do fenômeno estudado a partir da exploração intensa de um único caso. Além das áreas médica e psicológica, tornou-se uma das principais modalidades de pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Já paraChizzotti, o estudo de caso como modalidade de pesquisa origina-se nos estudos antropológicos de Malinowski e na Escola de Chicago e, posteriormente, teve seu uso ampliado para o estudo de eventos, processos, organizações, grupos, comunidades etc. Segundo Gil, sua origem é bastante remota e se relaciona com o método introduzido por C.C.Laugdell no ensino jurídico nos Estados Unidos. Sua difusão,...
tracking img