Filosofia politica e ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
B

Alunos: Bárbara Silva de Aquino e Isabela Gonçalves Kessebring
Curso: Direito
Turma: A4
Professor: Norberto Mazai
Data: 18 de setembro de 2012.

A Filosofia Política
Das possíveisrelações entre Filosofia Política e Ciência Política

A questão das relações de ciência política x filosofia política é um tema que nos remete a um leque de muitas opções, mantendo fixo o conceito deciência política – percebida por estudo dos fenômenos políticos disciplinada com a metodologia da ciências empíricas e aplicando todas as técnicas de pesquisas próprias da ciência do comportamento - , se aoutra concepção, “filosofia política”, como costumariamente acontece, apresentam significado distintos, a relação entre um e outro ocorrerá ////////////////.
A cada siguinificado “ filosofiapolítica” observe-se um modo diferente de se propor a questão entre filosofia e ciência política. É possível determinar pelo menos quatro diferentes significados de “filosofia política”:
1. O modo maisclássico e corrente de se conceber a filosofia política é entendê-la como uma representação, projeção, como modelo ideal de Estado. Do qual nos preocupamos de quanto e como se efetivar e ser realizado.Seguindo esta linha de pensamento participam certas – “utopias às avessas” – que retratam o modelo ideal de estado que não se deve realizar.
2. A segunda forma de compreendermos a filosofia políticaé levar em conta a busca do fundamento último poder. Seria uma justificação, as melhores razões pelas quais o poder último deve ser obedecido. A legitimidade do poder é fundamental para umaobediência. Podemos exemplificar este tipo de filosofia política, pois na época a que vieram instaurar a Republica no Brasil Colônia, apresentaram as melhoras razões pelas quais deveríamos aceitar aquele poder,podemos citar o voto universal, o voto aberto, e a instituição do presidencialismo.
3. Por “filosofia política”, pode-se compreender a definição do conceito geral de “política”, como...
tracking img