Fichamento roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento – Roma
Capítulo 6

 Localização Geográfica (02)
Capital da Itália. Fica na Europa, em uma das penínsulas do Mar Mediterrâneo, a Península Itálica, queestá na cordilheira dos Alpes e é banhada pelos mares Adriático, Tirreno e Jônico.

 Origem de Roma (05)
Segundo a mitologia, Roma teve seu início com o mito de Rômulo e Remo (gêmeos que foram“adotados” por uma loba). De acordo com os historiadores, porém, Roma é resultado da mistura de 3 povos que habitaram a península itálica: gregos, etruscos e italiotas, que teriam criado uma economia baseadana agricultura e na pecuária. Seria uma sociedade politeísta, formada por Patrícios (donos de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos, etc).
 Período de monarquia
• Estrutura política (10)
Foi operíodo do domínio predominantemente etrusco. Há conhecimento de sete reis que teriam governado Roma, sendo os quatro primeiros, em regime de alternância, latinos e sabinos, e os três últimos,etruscos. O regime monárquico deve ter dominado a cidade por cerca de cem anos. Foi durante o governo etrusco que Roma adquiriu o aspecto de cidade e diversas obras públicas foram realizadas, entre elastemplos, drenagens de pântanos e um sistema de esgoto. O último rei etrusco foi Tarqüínio, o Soberbo, deposto em 509 a.C., aparentemente por descontentar os patrícios.

• Estrutura social (10)
Naépoca da monarquia a sociedade romana estava organizada em Patrícios (descendentes das famílias que promoveram a ocupação inicial de Roma. Eram grandes proprietários de terra e de gado), Plebeus (eramagricultores, comerciantes, pastores e artesãos. Constituíam a maioria da população e não tinham direitos políticos), Clientes (eram homens de negócios, intelectuais ou camponeses que queriam fazercarreira pública e por isso recorriam à proteção de algum patrono) e Escravos (eram plebeus endividados e principalmente prisioneiros de guerra. Realizavam todo o tipo de trabalho, eram considerados...
tracking img