Estudo de caso - tiffany & co.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


[pic]


Num mundo globalizado, denominado por Ulrich Beck de Segunda Modernidade, a aplicação dos conceitos deve ser revista constantemente a fim de explicitar as interconexões cada vez mais complexas – e velozes – que acarretam mudanças nos mais diversos ramos: da ciência à mitologia, do setor primário ao terciário, todos eles em constante transformação.E em tudo isso, caberá aos estudos de marketing identificar necessidades, prospectar os clientes, e satisfazê-los não somente pensando no lucro imediato, mas principalmente, na construção de um relacionamento de longo prazo.
Esse trabalho visa compreender e aplicar alguns conceitos de marketing, através da análise estratégica de uma empresa e dos fenômenos mercadológicos nosquais está inserida. Para isso, será feita a análise da empresa Tiffany & Co., de origem americana, e que está no mercado há mais de 170 anos, tornando-se mundialmente conhecida e admirada principalmente por suas jóias. Após esta análise será elaborado um artigo sobre os conteúdos identificados.

A empresa Tiffany & Co. foi escolhida para análise visto que é uma empresa admirada por tantasmulheres, como nós, e por estar inserida em um setor que o grupo considera muito atrativo e que vem crescendo nos últimos tempos.

Como a empresa escolhida permite vários vieses de análise, o tema escolhido pelo grupo foi a vinda da empresa Tiffany & Co. para o Brasil, na tentativa de compreender como uma empresa americana, com um público alvo aparentemente tão específico, conseguiu seexpandir em mais de cinqüenta países, sempre competindo com as melhores de seu grupo estratégico.

A realização da entrevista feita com a ex-gerente geral, LP, responsável pela árdua tarefa de trazer a marca para o Brasil, identificará não somente a dificuldade de expandir uma marca, como também vários aspectos ligados ao binômio concorrência/mercado. Além da entrevista foram feitas inúmeraspesquisas sobre a empresa com o intuito de aprofundar nosso estudo.

Pesquisar a história dessa expansão foi uma forma instigante de vivenciar muitas das realidades vividas pelas várias empresas que nos circundam; conceitos aparentemente tão distantes tornaram-se próximos e aplicáveis, e é esse aprendizado que será reproduzido aqui.









METODOLOGIA




Tendo em vista que oobjetivo desse trabalho é a aplicação de conceitos, duas foram as principais escolhas metodológicas:
- com qual empresa trabalhar, considerando que a empresa escolhida deveria oferecer fácil acesso às informações necessárias.
- como obter tais informações.
Quanto à empresa escolhida, pode-se considerar que qualquer empresa atuante no mercado servirá para aplicarmosconceitos de marketing, nem que seja para identificar falhas. Nesse sentido, a escolha da empresa Tiffany & Co. deveu-se tanto ao tipo de produto comercializado, como ao fato de uma das integrantes conhecer uma ex-gerente que auxiliaria na busca de informações.
A busca das informações foi feita prioritariamente pela pesquisa em sites, tais como: Mundo das Marcas, Veja Online, Isto é Gente etc.Também foram utilizados alguns textos, tanto já conhecidos, quanto novos, dos quais os principais estão descritos na bibliografia.
Por fim, a fim de complementar e esclarecer alguns dados obtidos foi realizada uma entrevista exploratória, que permitiu retificar e até mesmo alargar o campo de investigação das leituras. A entrevista exploratória se mostrou a mais adequada poisserve “para encontrar pistas de reflexão, idéias e hipóteses de trabalho, e não para verificar hipóteses preestabelecidas.” (Quivy & Campenhoudt, 2005, p. 70) Assim, através de vários contatos com a ex-gerente L.P, tanto por e-mail, como por telefone, e da realização de uma entrevista que durou 2 horas e 30 minutos, foram feitas várias perguntas, a maioria semi-dirigidas, que serviram para dar corpo...
tracking img