Estudo de caso colmar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Guaianás

Fag – Curso de Administração

Planejamento Estratégico Empresarial- II

Estudo de caso- Colmar Comércio de Veículos Ltda.

Juliana Souza Silva

São Paulo

2010

Juliana Souza Silva

São Paulo

2010

Com base no caso apresentado a Colmar precisa dividir suas vendas por áreas de segmentos, as vendas de veículos novos continuam com uma equipe direcionada paraatender clientes particulares, e cria-se um departamento específico para atender as empresas que comprar em grande escala além de atender licitações e concorrências públicas para facilitar e agilizar as negociações, criando-se assim duas tabelas de preços paralelas, uma tabela para o consumidor final e uma tabela para empresas e órgãos públicos.

O passo seguinte é levar para todas as unidadeso comércio de carros usados reestruturando esse departamento, pois é uma válvula de escape trabalhar com marcas diferenciadas nos setores de usados, e para alavancar as vendas nesse setor criaremos uma espécie de loja virtual onde serão postados todos os modelos e principais características, e demais dados dos carros que estiverem em estoque, porém as negociações não poderão ser feitasvirtualmente, apenas nas unidades de negócios físicas do grupo Colmar.

Nos serviços de autopeças podemos agregar as instalações das demais peças vendidas com maior agilidade, além criar um serviço de manutenção agendada para facilitar a vida dos clientes e agilizar os processos internos das empresas do grupo. Pode ser crido peças e decorações para a personalização do automóvel de acordo com ascaracterísticas solicitadas pelos clientes.

No setor de acessórios direcionarem o maior estoque para as lojas do interior e litoral, pois, é fato que esses pontos têm maior giro desse produto. Para o serviço de despachante, podemos criar parceria com uma grande empresa do ramo para atender toda Colmar, tanto no litoral, interior e capital, trabalhando com personalização de placa, para atender clientesmais exigentes, além de criar uma parceria com um banco para ter seu nome ligado á uma grande instituição financeira, um bom exemplo é o que temos em São Paulo que são os feirões da BV Financeira, isso pode ser utilizado pela Colmar, para a venda de veículos novos e também para veículos usados.

O projeto de ter o nome da Colmar associado á uma grande financeira, alavancaria também suas vendaspor consórcio, pois, traria mais confiança para os clientes, ou seja, apesar de estar bem nesse departamento certamente poderá alavancar e trazer uma melhoria e gerar mais receita para a empresa. Para solucionar os problemas com as revendas autorizadas que atrasam as entregas, podemos continuar essas parcerias de forma que cada empresa se mostre ao mercado como ela é e com seu próprio nome, e nãomais usar o nome da Colmar para chamar a atenção no mercado.

Outra saída é criar uma parceria de grupo onde todas as revendedoras passariam a fazer parte do grupo Colmar como franquias, que obviamente seriam administradas pela Colmar, além de ter de se adaptar a sua forma de trabalho e administração.

Os serviços de oficina vão bem, mas, podemos alavancá-los e tirar proveito desse setorpara trazer para a loja da capital esse serviço, trabalhando com serviços agendados, estreitando os laços com os clientes, agregando serviços de lavagem, funilaria e pintura.

O principal fator hoje é manter os níveis de atendimento de suas lojas e oficinas, além de suas atividades financeiras que estão muito bem, juntamente com o nível de comprometimento de seus colaboradores.

O planejamentonão está ruim ou sendo mal executado, porém podemos fazer um benchmarking em relação ao grupo Caltabiano que hoje não está presa a uma montadora específica, podemos trazer para a Colmar essa política inovadora, criando mais algumas lojas para revender outras marcas de veículos, além de suas peças de reposição. Por exemplo: Na capital ao lado da loja que já existe, podemos efetuar um estudo para...
tracking img